Pesquisa

GMAT adquire veículo e equipamentos com recursos de projeto

Por Thiago Cardassi Publicado em: 24/02/2023 11:02 | Última atualização: 27/02/2023 10:02

O Grupo de Melhoramento Animal de Mato Grosso (GMAT) do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizou a aquisição de um veículo utilitário e um aparelho de ultrassonografia para avaliação de carcaças de animais. Os recursos provém do projeto de pesquisa “Associação entre características relacionadas à qualidade de carne, reprodução e temperamento de bovinos Braford”. O coordenador do projeto, professor Mário Luiz Santana Júnior, explica que, após o término do projeto, todos os equipamentos adquiridos serão doados à UFR ainda em 2023. “Todos os bens serão incorporados ao patrimônio na UFR e poderão ser utilizados para as mais diversas necessidades da instituição”, afirmou o professor.

A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)(Programa de Apoio a Núcleos Emergentes de Pesquisa – PRONEM áreas estratégicas) e tem como objetivo produzir informações para o melhoramento genético de bovinos da raça Braford (Bos taurus x Bos indicus) com vistas ao aumento da qualidade da carne produzida em termos de maciez, cobertura de gordura e marmorização.

Os docentes pesquisadores GMAT, Mário Luiz Santana Júnior, Rodrigo Junqueira Pereira, Annaiza Braga Bignardi Santana e Denise Rocha Ayres estiveram na concessionária para a retirada do veículo.

Veículo utilitário adquirido pelo GMAT. Equipamentos adquiridos pelo projeto serão doados à UFR