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Geografia recebe conceito 4 em reconhecimento de curso do MEC

Por Thiago Cardassi Publicado em: 06/09/2024 18:09 | Última atualização: 06/09/2024 19:09

O curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) obteve conceito contínuo 4,41 (em escala que possui 5 como nota máxima) na avaliação de renovação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). O conceito garante não apenas que o curso mantenha a oferta de vagas como também atesta a qualidade da graduação em Geografia.

O processo de renovação de curso é uma avaliação periódica prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que analisa as condições de funcionamento do curso e autoriza (ou não) sua continuidade. Durante a avaliação são verificados três eixos: Organização Didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e Infraestrutura. Os resultados são divulgados na forma de conceito, o qual será somado a outras avaliações e à nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O coordenador do curso de Geografia, professor Mitchel Hiera, explica que o conceito foi atribuído após visita virtual da equipe de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele conta que o procedimento levou três dias. No primeiro, foram realizadas diversas reuniões com o coordenador, professores do curso, membros do Núcleo Docente estruturante (NDE), Comissão Própria de Avaliação (CPA) e discentes.

No mesmo dia, teve início a análise de documentação e uma visita guiada de forma virtual, apresentando salas de aula, laboratórios, a biblioteca da universidade, o Laboratório de Práticas (LAPRAS) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), laboratórios específicos, salas de informática, sala de permanência dos professores, coordenação e outras instalações onde o curso está inserido. Também foram analisados os equipamentos e as condições de acessibilidade no campus, como disposição dos banheiros para pessoas com deficiência, rampas de acesso e piso táctil.

O professor celebrou o conceito recebido pela equipe do INEP. “É um impacto muito positivo. […] Isso representa que este é um curso que possui instalações adequadas, que possui bons laboratórios, uma biblioteca boa, mas, principalmente, atesta a qualidade de capacidade dos docentes. Temos, hoje, 14 professores, todos doutores, que tiraram nota máxima na experiência de exercício da docência, tanto na educação básica quanto na educação superior. Uma vez que este é um curso de licenciatura, um curso de formação de professores de geografia, essa nota mostra que eles possuem bagagem para ensinar, na teoria e prática, o que é ser um professor!”, comenta o professor.

Avaliação da Infraestrutura (Apresentação do Laboratório de Climatologia)

A comissão de avaliação do INEP observou “a experiência e comprometimento do corpo docente do curso de Geografia” e considerou que todos possuem “sólida experiência no Ensino Superior”. Pelo fato de serem efetivos, os avaliadores também elogiaram as “condições de garantir qualidade em suas aulas, correção de avaliações e demais atividades e atendimento aos alunos, além de outras atividades de gestão […]”, conforme consta em relatório.

A professora Beatriz de Oliveira, diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), ao qual o curso de Geografia está vinculado, comemorou o conceito obtido. Ela conta que a avaliação do curso de Geografia serve como referência para a avaliação de outros cursos do instituto que devem passar pelo mesmo recredenciamento ainda este ano. Para a professora, os processos de avaliação são  importantes para reavaliar o que tem sido praticado, a situação atual e o que é possível fazer para melhorar.

“É uma nota que nos alegra muito! […] Uma nota que evidencia um trabalho de uma equipe que tem se dedicado a fazer educação de qualidade. […] Para a gente essa nota quatro evidencia um trabalho que dá certo, que é um trabalho que investe na qualificação de professores. O ICHS produz anualmente seu plano de qualificação, então a qualificação dos professores tem um peso muito importante para nós. Evidencia que as políticas que a gente tem feito, de investir em aulas de campo, de investir numa diversidade de metodologias, tudo isso tem dado certo”, afirma a professora Beatriz.

Entre os quesitos que receberam nota máxima na avaliação do Inep estão: o perfil profissional do egresso; estágio curricular supervisionado; gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa; utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem; procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem; atividades práticas de ensino para licenciaturas, produção científica, cultural, artística ou tecnológica; os laboratórios de formação específica (Cartografia, Geologia e Geomorfologia, Climatologia e Biogeografia, Laboratório de Práticas de Ensino).

O curso de Licenciatura em Geografia da UFR funciona desde o primeiro semestre de 1986 e tem por objetivo formar profissionais de Geografia para atuar no ensino básico e médio com bases sólidas e habilidades para atuar junto à escola e à comunidade. Além disso, o curso busca produzir profissionais que entendam a realidade global e local, sua diversidade cultural, étnica, racial, sexual, de gênero, que sejam capazes de propor mudanças para o bem coletivo numa sociedade ambientalmente sustentável, justa, solidária e economicamente equilibrada.

Avaliação da Infraestrutura (Apresentação do Laboratório da Geografia)
Reunião de encerramento com a participação do Procurador Educacional Institucional (Flávio Linhares); Diretora do ICHS (Beatriz Oliveira); Coordenador do curso de Geografia (Mitchel Hiera); Pró-Reitora de Ensino de Graduação (Niedja Alves)