Cultura

Exposição Fotográfica "Funeral Boe Bororo" na UFR: Uma Reflexão sobre a Cultura Bororo

Por Larissa rodrigues Publicado em: 18/12/2024 10:12 | Última atualização: 18/12/2024 10:12

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) sediou, de 25 de novembro a 6 de dezembro de 2024, a exposição fotográfica “Funeral Boe Bororo”, que foi exibida no Bloco A do campus, com visitação aberta das 7h às 22h. A exposição foi resultado de uma ação fomentada pelo EDITAL SACEL/UFR N° 4, de 19 de junho de 2024, da Secretaria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer da UFR, e propôs uma reflexão sobre os rituais funerários do povo Bororo.

O projeto foi apresentado por Rhuama Faustino Pimentel, estudante do Curso de Licenciatura em História da UFR, sob a tutoria do Professor Dr. Luciano Carneiro Alves. A exposição contou com 20 fotografias de César Augusto, que, ao longo de três meses, acompanhou os rituais funerários realizados pelo povo Boe Bororo, na comunidade de Tadarimana.

As imagens retrataram aspectos significativos da tradição funerária Bororo, como os rituais de escarificação, que simbolizam o respeito através do sofrimento, e as danças, cantos e adornos presentes nas cerimônias. A curadoria da exposição foi realizada por Bosco Marido Kurineu, líder Boe, que tem dedicado esforços à preservação e divulgação da cultura Bororo.

Entre as obras expostas, uma fotografia de destaque retratou o baito iluminado no meio da escuridão da noite, simbolizando o entendimento da morte entre os Bororo como um início de uma nova existência, com o funeral funcionando como um processo de purificação da alma.

A exposição esteve aberta à comunidade acadêmica e à população externa, com visitas orientadas para estudantes das escolas municipais Celson Carvalho, Carlos Barbosa, Bonifácio Sachetti e Professora Elizabeth, que, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tiveram a oportunidade de conhecer as obras e refletir sobre os aspectos culturais e sociais abordados.

A exposição “Funeral Boe Bororo” foi encerrada no dia 6 de dezembro de 2024, no Corredor Central do Bloco A da UFR, em Rondonópolis.