Estudantes da UFR participam de formação estratégica para pilotos de drone
Estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participaram do curso de formação para pilotos de drones oferecido pelo Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais e pelo Comando de Aviação da Polícia Militar do estado. Os acadêmicos viajaram até Belo Horizonte a convite dos policiais para realizar o treinamento, que teve enfoque em monitoramento ambiental e segurança estratégica.
Os estudantes Roberto Bueno, do curso de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, e Larissa Dall’Agnol, do mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental, ambos vinculados ao Laboratório de Geotecnologias do Núcleo de Produção e Conservação do Cerrado da UFR, receberam o convite em virtude do interesse demonstrado e dos conhecimentos prévios que possuíam a respeito de técnicas de operação com este tipo de aeronaves.
O conteúdo foi ministrado pelos próprios policiais que ensinaram técnicas avançadas de serviço de inteligência empregadas no monitoramento de crimes ambientais, juntamente à dinâmicas operacionais e utilizações estratégicas de drones, tal como os diferentes tipos de aeronaves, a altura de voo, e os recursos necessários para este tipo de investigação. O curso é tradicionalmente ofertado apenas a membros da corporação, uma vez que se trata de um conteúdo programático voltado para a segurança pública e formação de Pilotos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), popularmente conhecidos como drones.
A oportunidade surgiu a partir da convergência de interesses entre os membros do Centro de Educação e Inteligência Ambiental (CEIA), parceria existente entre a Universidade Federal de Rondonópolis, Polícia Militar de Proteção Ambiental de Mato Grosso (PMPA) e o Ministério Público do Estado do estado (MP-MT).
O coordenador do CEIA e secretário de inovação e empreendedorismo da UFR, professor Normandes Matos da Silva, considera esta capacitação estratégica já que apoiará projetos de desenvolvimento tecnológico que ocorrem no âmbito deste espaço estratégico, criado em 2021, com o objetivo de promover a capacitação de profissionais para atuação no setor ambiental, contribuindo para o aumento dos índices de efetividade em ações de fiscalização e monitoramento de casos de desmatamento, incêndios florestais e poluição no Cerrado e Pantanal que ocorram na área de jurisdição da Polícia Militar do estado de Mato Grosso.
Para conhecer mais informações sobre o Centro de Educação e Inteligência Ambiental (CEIA) e a Secretaria de inovação e empreendedorismo (SIE) da UFR, clique neste endereço eletrônico para acessar a página do programa.