Universidade Federal de Rondonópolis

UFR – SIE

Parcerias Inovação e Empreendedorismo

1. Protocolo de Intenções

Espécie: Protocolo de Intenções nº 03/UFR/2021. Partes: Universidade Federal de Rondonópolis/UFR e SENAI-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Objetivo: a
cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre os partícipes, visando o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos, o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.

Acesse aqui o documento original.

2. Centro de Inteligência e Educação Ambiental – Polícia Militar de Proteção Ambiental de Mato Grosso

Profissionais da 2º Companhia de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Mato Grosso (PMPA), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT) pretendem convergir esforços para viabilizar a criação e funcionamento do Centro de Educação e Inteligência Ambiental (CEIA) em Rondonópolis, Mato Grosso. O CEIA será um espaço para a realização de atividades de sensibilização ambiental com foco em crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, que residem na região sudeste de Mato Grosso. Outra finalidade do CEIA será o de ser um centro de capacitação de futuros profissionais que atuarão no setor ambiental, a partir de cursos e palestras. Inserido no CEIA teremos uma Sala de Situação da PMPA, para apoiar com maior efetividade ações de fiscalização e monitoramento de desmatamento, incêndios florestais e poluição no Cerrado e Pantanal presentes na área de jurisdição da PMPA. O CEIA será um ambiente de inovação para aperfeiçoar e criar rotinas de monitoramento ambiental com foco em desmatamento, incêndios florestais e contaminação do solo e água. Isso ampliará a eficiência e eficácia de procedimentos que visam a responsabilização de infratores ambientais, do dimensionamento adequado dos danos ambientais, bem como das melhores práticas de reparação de danos ambientais. Em um futuro próximo o CEIA também atuará como uma unidade de acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de crimes ambientais. O CEIA terá um arranjo interinstitucional coordenado pela PMPA, com a participação de gestores da UFR e MP-MT. A UFR atuará com docentes e estudantes de graduação e de pós-graduação apoiando a rotina de trabalho da Sala de Situação e no planejamento e execução de eventos de capacitação em monitoramento e recuperação ambiental. Trata-se de um enfrentamento coletivo, encabeçado pela PMPA, com foco na mitigação de problemas ambientais e sociais, que atinge o estado de Mato Grosso.