Servidores participam de encontro de gestores de contratações
Servidores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participaram do 2º Encontro de Gestores de Contratações das Instituições Públicas de Ensino Superior (IFES) da região Centro-Oeste, que ocorreu em Cuiabá entre os dias 12 e 15 de agosto. O objetivo do encontro foi reunir líderes dos processos de compras e licitações de universidades e institutos federais da região para troca de experiências e aprendizados. Ao longo do evento, também ocorreu a capacitação dos servidores quanto à Lei 14.133/2021 que versa sobre licitações e contratos administrativos.
O Encontro de gestores é uma iniciativa da Coordenação de Gestão de Contratações da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Diretoria de Administração do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que contou com o apoio das Diretorias de Compras da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade de Brasília (UnB) e também da Diretoria de Compras, Licitação e Contratos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). O evento reuniu cerca de 200 servidores que atuam nas mais diversas áreas relacionadas às contratações das Universidades Federais e Institutos Federais de Ensino Superior do Centro-Oeste e outros órgãos federais.
O diretor de compras e licitação da UFR, Jailson José de Andrade, avaliou a experiência como positiva e enriquecedora para toda a equipe. Ele explica que o evento promoveu a consolidação e ampliação dos conhecimentos e habilidades obtidos sobre a Lei 14.133/2021, que apesar de já ter 3 anos de vigência ainda apresenta muitos desafios aos profissionais envolvidos.
A nova legislação ajusta modalidades de contratação, introduzindo o diálogo competitivo, uma fase prévia de conversação entre a administração e os licitantes para a escolha da melhor solução, e eliminando a tomada de preços e a carta-convite. Além disso, a partir de agora as licitações devem ser realizadas preferencialmente de forma eletrônica. Outra mudança foi a possibilidade de extensão dos contratos por até dez anos, ao invés de cinco.
Jailson analisa que a participação no Encontro de Gestores de Contratações foi uma oportunidade de troca de experiências e de fomento da integração com os servidores da área de compras e contratos das outras IFES da região centro oeste. “[…] Foi muito importante para nos manter atualizados sobre os principais temas em licitações e contratos, com palestrantes renomados e com experiência na área […], o que pode gerar reflexos muito positivos para a nossa rotina de atuação”, avalia o diretor.
Além de Jailson, participaram do evento Jean Carlos Alves, Thiago Dias, Simony dos Santos, Herbert Silveira, Paulo de Araújo e Roberto de Souza. A programação completa do evento pode ser conferido por meio deste endereço eletrônico.