Evento

Divulgação da Primeira Defesa do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PPGBioS)

Por Maria Gabriela Sampaio Publicado em: 24/10/2023 09:10 | Última atualização: 26/10/2023 10:10

A Universidade Federal de Rondonópolis, por meio do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PPGBioS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), anunciamos a divulgação da primeira defesa de dissertação. Este evento marca um importante marco no programa e destaca a pesquisa que está sendo conduzida na área.

Detalhes da Defesa

• Data da Defesa: 29 de setembro
  • Discente: Aline Roberta Lima Nishimura Aiko
  • Título do Trabalho: Percepção de familiares sobre as repercussões do uso de canabinoides em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
  • Banca Examinadora:
    • Prof. Dr. Rauni Jandé Roama Alves, presidente da banca e orientador (docente permanente do PPGBioS e docente efetivo da UFMT)
    • Profa. Dra. Magda de Mattos, coorientadora (UFR)
    • Profa. Dra. Luciane Almeida Casarin (UFR)
    • Profa. Dra. Micheline Freire Donato (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Contribuição do Trabalho

Os resultados desta pesquisa oferecem uma visão importante das percepções dos pais de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) que estão em tratamento com canabinoides. As descobertas mostram melhorias nas interações diárias, na qualidade do sono, na comunicação e na redução das crises de agressividade. Além disso, a pesquisa revela preconceitos e estigmas enfrentados pelos pais, juntamente com os desafios de acesso ao tratamento. A complexidade das representações sociais sobre esse tópico destaca a necessidade de políticas públicas para facilitar o acesso ao tratamento.

Justificativa da Pesquisa

Este trabalho é justificado pela sua contribuição significativa ao campo de conhecimento. Ele explora relatos dos pais sobre as mudanças observadas em seus filhos após o tratamento com canabinoides e os desafios relacionados ao acesso a esse tratamento. O estudo é inovador, uma vez que a maioria das pesquisas existentes é quantitativa e focada nos aspectos clínicos do tratamento. Essa pesquisa única, que utiliza uma abordagem qualitativa e se concentra nas representações sociais dos pais, destaca a importância de reflexões e discussões para aprofundar o entendimento das famílias. Além disso, sugere a necessidade de políticas públicas para facilitar o acesso ao tratamento e fornecer apoio às pessoas com TEA e suas famílias.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PPGBioS)

O PPGBioS foi aprovado em 2021 e iniciou suas atividades no segundo semestre, durante a pandemia de COVID-19. Atualmente, o programa é composto por 13 docentes permanentes, 3 docentes colaboradores e 26 discentes. O programa desenvolve projetos de pesquisa em duas linhas: Doenças e agravos não transmissíveis e Doenças emergentes, infecciosas e negligenciadas. O PPGBioS tem como objetivo formar mestres com competência para promover a saúde, desenvolver a ciência e a tecnologia em saúde, e fortalecer o sistema de cuidados à saúde, considerando características sociais epidemiológicas e desafios do setor de saúde no estado e na região.