Dezembro Vermelho - Prevenção e tratamento das pessoas com HIV/AIDS.
O dia 1º de Dezembro é considerado Dia Mundial de Luta contra a AIDS e o mês é denominado Dezembro Vermelho em referência as medidas de prevenção e tratamento das pessoas com HIV/AIDS.
A AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença causada por infecção pelo vírus HIV que ataca o sistema imunológico do paciente, deixando o seu organismo fragilizado e susceptível a outras infeções, que podem ocasionar a morte.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, até o fim do ano de 2019 cerca de 38 milhões de pessoas no Mundo já estavam vivendo com o HIV e cerca de 7,1 milhões não sabiam que estavam infectadas.
O diagnóstico do HIV é realizado através de testes laboratoriais simples que são disponibilizados gratuitamente pelo Ministério da Saúde através da Rede Pública de Saúde do SUS. O diagnóstico precoce é importantíssimo para evitar novas contaminações, fornecer tratamento e cuidados de saúde oportunos e reduzir o número de mortes pela AIDS.
O SUS também é responsável por fornecer tratamento gratuito, seguro e eficaz para o estabelecimento e manutenção de uma vida saudável e produtiva dos pacientes. O tratamento adequado pode impedir a transmissão do vírus da mãe para o filho no nascimento e na amamentação, ou mesmo entre parceiros sexuais. Mas lembre-se, o uso de camisinha é extremamente importante para evitar a contaminação pelo HIV ou outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Previna, realize o teste diagnóstico e se der positivo para o HIV, comece o tratamento imediatamente.
Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida – CSQV/PROGEP/UFR