CONSEPE e CONSUNI se reunem hoje e amanhã para deliberações importantes na UFR

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 15/05/2024 08:05 | Última atualização: 15/05/2024 08:05

Na data de hoje (15) o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) irá se reunir para discutir e deliberar uma série de pautas importantes para UFR. Também destaca-se a posse do novo conselheiro, Joel Martins Luz, representante das coordenações de curso do Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

O CONSEPE, órgão de extrema importância na condução das políticas acadêmicas da instituição, deliberará acerca dos seguintes processos:

Posse do Novo Conselheiro: Joel Martins Luz, profissional com vasta experiência na área das Ciências Humanas e Sociais, assumiu sua posição como representante das coordenações de curso do Instituto. Sua chegada promete enriquecer os debates e contribuir para o avanço das iniciativas acadêmicas.

Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação Rede BIONORTE: O processo 23853.003649/2024-22, relatado por André Luís Janzkovski Cardoso, foi discutido e aprovado. Este documento, essencial para a organização e funcionamento do programa, reflete o compromisso com a excelência na pesquisa científica.

Calendário Acadêmico 2024: O processo 23853.002991/2024-13, sob a relatoria de Renato Nataniel Wasques, foi objeto de análise e ajustes necessários para garantir uma organização eficiente do ano letivo, considerando as necessidades dos estudantes e da comunidade acadêmica.

Projetos Pedagógicos de Cursos: Os processos 23853.016262/2023-55 e 23853.016243/2023-29, respectivamente relatados por Adinael Junhor Pereira da Trindade e Edna Maria Bonfim da Silva, envolvem os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação Especial Inclusiva. A discussão sobre esses projetos reflete o compromisso da instituição com a diversidade e inclusão.

Relatório Institucional Consolidado do Programa de Educação Tutorial: Jânia Cristiane de Souza Oliveira apresentou o processo 23853.004338/2024-81, oferecendo uma visão abrangente das atividades dos grupos do programa, destacando conquistas e desafios enfrentados ao longo do período.

Projetos de Extensão: Sob as relatorias de Mauricio Apolonio de Lima e Ludiele Souza Castro, os processos 23853.005249/2024-51 e 23853.004641/2024-83 abordaram respectivamente a Feira Sabores e Saberes e o Programa de Integração UFR e Sociedade. Tais iniciativas evidenciam o compromisso da instituição com o engajamento comunitário e a promoção do desenvolvimento regional.

Já amanhã (16) acontecerá a 4ª reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) com as seguintes pautas:

Posse dos novos conselheiros, Bruna Farias Bellafronte, representante dos discentes de graduação; Rosevaldo de Oliveira, representante dos docentes do Instituto de Ciências Exatas e Naturais; e Carla Heloisa Avelino Cabral, Diretora do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas.

Incorporação de itens ao patrimônio da Universidade Federal de Rondonópolis.

Indicação do Corregedor da Universidade Federal de Rondonópolis.

Renovação da autorização de apoio do PaqTcPB à Universidade Federal de Rondonópolis. Relatoria: Magda de Mattos.

Formalização de instrumentos jurídicos via Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc-PB)Relatoria: Heitor Lopes Ferreira.

Regimento Interno do Comitê Interno de GovernançaRelatoria: Agameton Ramses Justino.

Regimento do Instituto de Ciências Humanas e SociaisRelatoria: Roger Resmini.

Política de Qualidade de Vida no Trabalho da Universidade Federal de Rondonópolis. Relatoria: Fabio Basaglia Fonseca.

Política de Arte, Cultura, Esporte e LazerRelatoria: Heinsten Frederich Leal dos Santos.

Esses pontos destacados nas duas reuniões refletem o compromisso da instituição com o avanço acadêmico, a inclusão social e o desenvolvimento regional, reforçando o papel fundamental do conselho na condução das políticas educacionais e científicas da instituição.