Concurso Artes Institucionais - Resultado eleição via internet

A Comissão Organizadora do Concurso Artes Institucionais comunica o resultado da 1ª fase de escolha da Identidade Visual da UFR. Na segunda fase a eleição será feita pelo ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 05/10/2020 18:10 | Última atualização: 07/10/2020 10:10

A Comissão Organizadora do Concurso Artes Institucionais comunica o resultado da 1ª fase de escolha da Identidade Visual da UFR. Na segunda fase a eleição será feita pelo Conselho Universitário (CONSUNI) que elegerá a arte vencedora.

DESCRIÇÃO

1 – Polígono Irregular Cinza: Foram usados três deles, com o mesmo tamanho, mesma cor, apenas em posições diferentes, o que evidencia a igual importância do ensino, da pesquisa e da extensão. Além disso, os três polígonos estão entrelaçados de modo a formar uma figura completa, o que remete ao conceito de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no contexto acadêmico.

2 – Hexágono do Meio Ambiente: No meio da figura formada pelos polígonos irregulares acima, há o espaço exato de um hexágono, no qual foram inseridos três elementos que simbolizam as características naturais da região de Rondonópolis: As folhas, que representam a fertilidade da terra e a riqueza da flora de Rondonópolis; A parte azul que representa o céu e a abundância de água em fontes e rios da região sul de Mato Grosso e o Sol, que durante todo o ano abrilhanta a região e contribui para a manutenção da vida nos biomas do Cerrado e Pantanal.

DESCRIÇÃO

No brasão, os célebres pilares gregos, comumente representante de símbolos de academias e universidades, remetem a escola de filosofia fundada por Platão, no bosque Academia, originando a primeira instituição vocacionada para o ensino do tipo.

O número de pilares (três) representam os pilares base da universidade; ensino, pesquisa e extensão.

A árvore do cerrado, inspirada na Caryocar brasiliense, ou como conhecida popularmente, “pequizeiro”, de fisionomia característica e símbolo do bioma local, representa o muito bem arborizado campus e arredores, e concretiza a identidade visual local.

Por fim, a “casa” ou “edifício”, promovendo o formato do brasão e abrigando os elementos, representa a instituição de maneira acolhedora e mantenedora da identidade cultural local, da sociedade, do ensino público e inclusivo, e do avanço da pesquisa e extensão à comunidade.

O azul e preto, cores também presentes na bandeira do Município de Rondonópolis, completam a representatividade para com a cidade que dá o nome da universidade.

DESCRIÇÃO

A arte foi pensada de uma maneira que não remetesse a conceitos eurocêntricos dos séculos passados e que por vezes ainda são muito presentes em nosso cotidiano.

Deste modo, apresentei aspectos de nossas riquezas regionais, como a fauna, o cerrado e a cultura indígena da etnia Boe Bororo.

Para abordar a cultura afrodescendente, utilizei as cores que estão presentes na bandeira da África.

Outro ponto importante foi à construção do formato da logomarca e do brasão, o qual foi desenhado visando representar um Pariko (cocar) indígena Bororo.

Em resumo, a inspiração veio através do reconhecimento de minha ancestralidade e espiritualidade, pois nasci em meio a cultura afro e indígena, e para, além disso, me inspirei nas ararinhas que cotidianamente ao por do sol está presente em nossa instituição.