CEPEI: Projeto do Curso de Zootecnia quebra barreira dos muros da UFR e torna realidade a produção avícola rentável em comunidade de Poxoréo-MT
A agricultura familiar, possui sua subsistência na renda mediante de suas pequenas produções diversificadas, tanto da produção vegetal como animal. A produção de aves caipiras ou coloniais, está presente em quase todas as pequenas propriedades, sendo estas comercializadas para consumidores específicos, que almejam por produtos diferenciados no mercado, seja na textura e no sabor da carne, ou na coloração da gema de ovos.
De acordo com a necessidade da região e da interação Universidade/Sociedade alguns projetos de extensão têm sido realizados no município Rondonópolis e região, sob coordenação da docente da UFR, Profa. Dra. Andréa Luciana dos Santos. A metodologia desenvolvida conta com a participação de docentes, discentes e pequenos produtores e/ou assentados, especialmente em respostas às dificuldades encontradas pelos diversos tipos de produção alternativa de aves. Dessa forma, possibilita a permanência do produtor no campo e, não menos importante, a desmistificação de mitos sobre criação de aves de corte e postura nos diferentes sistemas alternativos de criação.
Diante do exposto, a professora foi convidada pelo Diretor do Centro de Pesquisa e Inovação (CEPEI/UFR), Prof. Dr. Renildo Luiz Mion., localizado na Fazenda Experimental da UFR, na região do Pontal do Areia para iniciar um projeto de atendimento a pequenos produtores e/ou assentados do Assentamento Carlos Mariguella, portanto o mesmo se iniciou em 2023.
Inicialmente, foram inúmeras visitas ao Assentamento Carlos Mariguella, para que fosse possível entender as necessidades dos pequenos produtores rurais e/ou assentados, os grandes gargalos produtivos, a realidade local, cultural, ambiental e socioeconômica. Desse forma, foram conduzidas longas conversas, trabalhos, levantamentos de dados, planejamentos, acolhimento, conselhos, palestras, para que então surgisse uma proposta de criação da ARPAA – Associação Rural de Produtores de Aves Assentados.
Observou-se desde 2023 a valiosa evolução e importância deste projeto, pois, esses pequenos produtores, em sua maioria, estavam habituados a criar aves caipiras de forma extensiva sem visar lucro e, por meio deste projeto, que se encontra em andamento, é notável a importância da transferência de informações e conhecimentos para a Produção Caipira ou Colonial, com o objetivo de obter resultados de forma sustentável e lucrativa, ajudando a modificar a situação econômica de muitos produtores e/ou assentados.
Um projeto que não tem data para acabar, que além da participação de discentes do Curso Zootecnia, podendo, com a participação de discentes e docentes de outros cursos da Universidade, romper barreiras e chegar muito mais longe, além de mostrar sua importância e contagiar mais pessoas nas diferentes áreas de conhecimentos a investir em iniciativas como essa.
E você? Já sabia dessa iniciativa da Zootecnia? Junte-se a nós e venha descobrir as inúmeras transformações que a UFR pode promover à sociedade!