Pós-graduação

CAPES aprova o Mestrado Profissional em Ensino de Computação, tendo a UFR como ponto focal em MT

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 30/09/2024 15:09 | Última atualização: 30/09/2024 15:09

A CAPES aprovou no último dia 26/09 a proposta de Mestrado Profissional em Ensino de Computação (PROFCOMP). A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é a autora da proposta com colaboração de 16 pontos focais, sendo que a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) é o ponto focal de Mato Grosso com a participação de docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no programa.
O PROFCOMP é uma iniciativa da SBC, em parceria com instituições associadas de todas as regiões do país, com o objetivo de criar e manter um programa de mestrado profissional em rede, voltado à qualificação de profissionais da Educação Básica na área de Ensino de Computação. A proposta do mestrado profissional em rede nacional é capacitar professores da educação básica, que não possuem formação em Computação, para atuarem no ensino desse componente. Recentemente, por meio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o ensino de Computação na Educação Básica foi incorporado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O mestrado surge com o propósito de auxiliar na capacitação de professores para atuarem nesse itinerário formativo.
Na UFR, a proposta foi conduzida pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), unidade acadêmica responsável pelos cursos de Computação. De acordo com o Diretor do ICEN, Prof. Dr. Roger Resmini, a criação do ponto focal em Mato Grosso só foi viabilizada pela colaboração entre docentes da UNEMAT e da UFMT, que contribuíram para a elaboração do projeto local. Além disso, o mestrado representa um marco para o estado, sendo o primeiro mestrado profissional em Computação, consolidando o trabalho dos professores envolvidos na proposta, que já desenvolvem ações voltadas para a Educação Básica. O Diretor do ICEN também destaca que o mestrado está estruturado em três principais linhas de pesquisa, abrangendo desde os fundamentos da Computação (pensamento computacional), passando pela análise do comportamento da sociedade cada vez mais digital (cultura digital), até o compromisso ético e social da Computação no mundo contemporâneo (mundo digital).
A Profa. Dra. Edna Maria Bonfim-Silva, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFR, destaca a importância da aprovação do PROFCOMP para o crescimento e expansão do Ensino de Pós-Graduação da UFR com avanços significativos para uma importante área de formação que atenderá aos anseios da sociedade, principalmente Rondonópolis e região. A Pró-Reitora também destaca a relevância do envolvimento e integração de professores das instituições UFR, UFMT e UNEMAT para possibilitar essa conquista tão significativa para a sociedade. O mestrado profissional se caracteriza como uma modalidade de formação voltada ao aperfeiçoamento acadêmico e profissional. O programa aproxima o ambiente acadêmico do mundo do trabalho, promovendo uma formação mais alinhada às demandas profissionais. Além disso, possibilita a expansão da oferta de mais um programa de Pós-Graduação para os municípios do interior, promovendo o fortalecimento da pesquisa em setores estratégicos, capazes de atender às demandas específicas das diferentes regiões do estado de Mato Grosso.