Divulgação Científica

Estudantes da UFR participam da Campus Party e apresentam trabalhos

Por Thiago Cardassi Publicado em: 12/07/2024 17:07 | Última atualização: 12/07/2024 17:07

Estudantes do cursos de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participaram da 16ª edição da Campus Party Brasil. O evento é considerado o maior festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e disruptividade do mundo, com mais de 70 edições realizadas em 30 países. A Campus Party teve início na última terça-feira (9), no Expo Center Norte, em São Paulo, com encerramento programado para o dia domingo (14).

Durante o evento, os acadêmicos da UFR apresentaram trabalhos orientados pela professora Mara Andrea Dota, por meio das Atividades Orgânicas da Caravana Confraria dos cursos de Sistemas de Informação, Agrocomputação e Engenharia de Software do ICEN. Ao todo foram apresentados três protótipos:

O primeiro deles foi desenvolvido pelo estudante Lucas Eloy Fortaleza Silva e constitui-se em um jogo 2D Interativo para promover a aprendizagem de conceitos sobre segurança do trabalho. O jogo coloca os participantes no papel de um personagem que explora diferentes ambientes de trabalho, como fábricas, canteiros de obras e escritórios.

A proposta conta com a orientação do profissional da área de Segurança do Trabalho Evonei de Lima e tem como objetivo identificar e eliminar perigos potenciais, tomar decisões estratégicas para garantir a segurança e promover a interação com outros personagens e objetos para solucionar ocasionais problemas. Desta forma, o game é capaz de conscientizar o jogador a respeito dos principais riscos presentes em cada ambiente de trabalho, os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários e as normas de segurança que devem ser seguidas.

O segundo projeto foi desenvolvido pelo grupo UFRINO e apresentado pela estudante Emilly Flavia Silva de Oliveira Souza. Trata-se de uma luva que permite a mensuração de distâncias com precisão e facilidade. Equipada com um sensor ultrassônico integrado, a luva emite pulsos ultrassônicos e mede o tempo que levam para retornar após refletirem em um objeto. Em seguida, a distância é exibida em um display na própria luva. Este dispositivo possui diversas aplicações, incluindo o auxílio no aprendizado de conceitos matemáticos e científicos de forma interativa, medições precisas de peças e objetos para projetos, protótipos, atividades físicas, e na locomoção de pessoas com deficiência visual, entre outras aplicações.

O terceiro protótipo apresentado foi uma Corrida de LED com sensor ultrassônico. A proposta também foi desenvolvida pelo grupo UFRINO e apresentado pela acadêmico Alana de Andrade Sales. Este protótipo utiliza uma sequência de LEDs conectados a um Arduino e um sensor ultrassônico para medir a distância entre o sistema e um objeto. A distância medida controla a velocidade da corrida de LEDs, criando um efeito dinâmico e interativo. Desta forma, os participantes podem controlar a velocidade com suas próprias mãos, aprendendo sobre sensores, LEDs e programação com Arduino. Esta atividade é acessível a todas as idades e ideal para eventos como a Campus Party, não requerendo conhecimento prévio em eletrônica ou programação.

A professora Mara Dota conta que esta foi a primeira participação do grupo na Campus Party e que durante o evento houveram diversas oportunidades de troca de experiências e ideias com outros participantes. Para Mara, o esforço conjunto foi o que tornou essa vivência possível. “Acreditamos firmemente que não fazemos nada sozinhos e que o sucesso alcançado é fruto do trabalho em equipe”, afirmou.

Mara também agradeceu o apoio recebido para que o grupo pudesse participar do evento: “Gostaríamos de expressar nossa gratidão ao diretor do ICEN, Roger Resmini, pelo incentivo a participarmos. Também queremos agradecer as diversas pessoas que nos deram apoio logístico, que incluiu ajuda nas passagens terrestres, hospedagem e alimentação da aluna Emilly e aluno Lucas, destacando Ruy Ferreira, Jaime Feliciano Basílio Silva, Miguel R Oliveira, Alexsandro Luiz de Sousa e Livia Rosso Siqueira”, concluiu a professora.