Estudantes da UFR apresentam pesquisas em encontro de observação de aves
Estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participaram do 17º Encontro Brasileiro de Observação de Aves (AVISTAR). O evento ocorreu nos dias 17,18 e 19 de maio em São Paulo e é considerado o mais importante encontro de observação de natureza da América Latina. Durante o evento, as acadêmicas apresentaram trabalhos frutos de suas pesquisas no curso.
A estudante Millena Catarina Schreiber Silva realizou uma palestra com dados provenientes do seu trabalho de conclusão de curso, que teve como objetivo verificar o atual conhecimento a respeito das espécies de aves de encontradas em Rondonópolis, descrevendo sua composição e a riqueza. De acordo com os resultado do trabalho, foram identificadas 386 espécies de aves, o que representa certa de 19,6% da fauna de aves do Brasil.
O trabalho da estudante foi produzo em co-autoria com a professora, Keila Nunes Purificação, docente do curso de Ciência Biológicas da UFR e membra da diretoria da Rede de Mulheres na Ornitologia e na Observação de Aves. A rede é uma iniciativa de pesquisadoras e professoras brasileiras que visa fortalecer a representatividade feminina na ciência e no estudos de aves. Keila participou como co-autora da apresentação do coletivo durante o AVISTAR.
As estudantes Thaiani Victoria Alves dos Santos e Emily Siqueira Dias também apresentaram resumos de suas pesquisas no formato de poster. Thaiani abordou a composição, riqueza e abundância da avifauna do campus da UFR. Já Emily demonstrou as rotas de migração do pássaro sovi-do-norte no Brasil. As três estudantes foram contempladas com o Auxílio Evento oferecidos pela Universidade Federal de Rondonópolis com incentivo aos pesquisadores da instituição para participar de eventos científicos.
A professora Keila Purificação, que orientou os trabalhos apresentados, considera a participação das alunas como uma etapa muito importante para o crescimento profissional. “Além da oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos sobre as aves, as estudantes conheceram muitas pessoas da área da Ornitologia e ainda levaram o nome da UFR para um evento que teve a participação de cerca de 12 mil pessoas”, afirmou a professora.