AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: CPA faz reunião para fechamento dos dados referente ao triênio 2021/2023

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 01/03/2024 16:03 | Última atualização: 01/03/2024 16:03

Na data de hoje (01), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Rondonópolis se reuniu para definir a estratégia de finalização da avaliação institucional referente ao triênio 2021/2023.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), um órgão essencial em todas as Instituições de Ensino Superior (IES), está cumprindo seu papel conforme estabelecido na Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Composta por professores, alunos, técnicos-administrativos e representantes da sociedade civil organizada, a CPA tem a importante responsabilidade de coordenar os processos de avaliação internos da instituição e de sistematizar os dados solicitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Anualmente, a CPA realiza o levantamento de informações por meio da aplicação de questionários de Avaliação Institucional nos sistemas online disponíveis, envolvendo toda a comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos-administrativos). O objetivo é conhecer suas opiniões e demandas, visando a melhoria do mérito e do valor da Universidade, dos cursos e programas oferecidos, bem como das dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação. Essa iniciativa também busca promover a melhoria contínua da qualidade da educação superior e a responsabilidade social da Instituição.

É importante destacar que a Avaliação Institucional realizada pela CPA, por meio dos questionários aplicados online, fornece subsídios essenciais para o reconhecimento, credenciamento e recredenciamento de cursos e Instituições de Ensino Superior (IES). Esses dados são utilizados na Avaliação Externa dos Cursos de Graduação, realizada pelos avaliadores do INEP, juntamente com o Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (ENADE), formando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essa avaliação contribui, entre outros aspectos, para o cálculo do Índice de Curso de Graduação (IGC), conhecido como a nota ou conceito do curso.

Essa reunião da CPA ressalta o compromisso da Universidade Federal de Rondonópolis com a excelência acadêmica e o constante aprimoramento de suas atividades educacionais, refletindo o comprometimento com o desenvolvimento da educação superior no Brasil.