Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    EnglishPortugueseSpanish
Início do conteúdo da página

Estrutura

A Universidade Federal de Rondonópolis está estruturada em três esferas: os órgãos superiores de normatização, planejamento e deliberação; a administração central composta pela Reitoria e Pró-Reitorias; as unidades acadêmicas, formadas pelos Institutos e Faculdades.

 

ÓRGÃOS SUPERIORES

Conselho Superior Universitário (CONSUNI)

O Conselho Superior Universitário (CONSUNI) é o órgão máximo de função normativa e deliberativa, de planejamento e de julgamento de recursos de natureza acadêmica, administrativa, econômico-financeira e patrimonial. Reúne-se durante o ano acadêmico, ordinariamente, uma vez ao mês e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo presidente ou por requerimento da maioria absoluta de seus membros

Integram o Conselho Universitário: o(a) Reitor(a), que o preside e mantém o direito de voto exclusivamente em caso de empate; o(a) Vice-Reitor(a); os(as) Pró-Reitores(as); os(as) Diretores(as) de Institutos e Faculdades; representação docente, discente e técnico-administrativa eleita por seus pares; um representante da sociedade civil organizada, por meio de chamamento público; um representante indicado pelo Governo do Estado de Mato Grosso; um representante dos servidores aposentados da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Rondonópolis – ou da Universidade Federal de Rondonópolis, por meio de chamamento público.

Saiba mais sobre as atividades, composição e resoluções aprovadas na página do Conselho Superior Universitário.

 

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) é órgão de supervisão, com atribuições deliberativas, normativas e consultivas sobre atividades didáticas, científicas, culturais e artísticas, promotoras de interação com a sociedade. Esse Conselho estruturar-se-á em instâncias – Plenário, Câmaras e/ou Comitês Setoriais -, cujas atribuições serão definidas no Regimento Geral da
Universidade. Reúne-se durante o ano acadêmico, ordinariamente, uma vez ao mês e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo presidente ou por requerimento da maioria absoluta de seus membros

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão possui a seguinte composição, respeitando o percentual de setenta por cento de docentes, estabelecidos em lei: o(a) Reitor(a), como Presidente, com voto de qualidade; o(a) Vice-Reitor(a); os(as) Pró-Reitores(as); um(a) representante das coordenações de cursos, por Instituto e Faculdade eleitos pela congregação; um(a) representante docente por Instituto e Faculdade eleito por seus pares; um(a) representante docente da Universidade eleito por seus pares; representantes dos técnicos administrativos em educação, eleitos por seus pares; representantes dos discentes da graduação e da pós-graduação stricto sensu, eleitos por seus pares.

Saiba mais sobre as atividades, composição e resoluções aprovadas na página do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

Reitoria da UFR

A Reitoria é o órgão executivo máximo da administração superior da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem a finalidade de executar a política universitária definida pelos órgãos deliberativos da instituição. Compete à Reitoria planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar todas as atividades da Universidade. A Reitoria é dirigida pelo(a) Reitor(a) e, nas faltas e impedimentos deste, pelo(a) Vice-Reitor(a).

Os(as) pró-reitores(as), auditor(a), assessores(as), assistentes, chefes de gabinete e auxiliares da reitoria, bem como dos órgãos complementares serão designados(as) pelo reitor(a).

Compreende Reitoria a seguinte estrutura:

  • Vice Reitoria;
  • Pró-Reitorias;
  • Auditoria;
  • Procuradoria;
  • Gestão de Integridade;
  • Assessorias e Assistências;
  • Gabinete;
  • Órgãos Complementares

Reitora:
Analy Castilho Polizel de Souza

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, doenças, melhoramento, genótipos e resistência. É professora Associada do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental (UFMT) e membro permanente dos programas de pós-graduações em Engenharia Agrícola (UFMT-Rondonópolis) e gestão Tecnologia Ambiental. Atuou como coordenadora do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Diretora do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas, e como Pró-reitora do Campus Universitário de Rondonópolis.

Agenda Pública
Currículo Lattes
reitoria@ufr.edu.br

(66) 3410-4084

 

Vice-Reitora:
Antonia Marilia Medeiros Nardes

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1997) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Rondonópolis e Professora pesquisadora do Programa de Mestrado em Geografia da UFR (PPGEO/UFR). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Análise Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação ambiental, resíduos sólidos, conscientização e ecoturismo. Líder do Grupo de Pesquisa Planejamento, Ambiente e Educação Ambiental (PLANEA).

 

Pró-Reitorias da UFR

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG)
Ronei Coelho de Lima

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília-UnB (2015). Atualmente é professor efetivo da graduação em Geografia e do Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena produção agropecuária, produção agrícola, modernização da agricultura e a produção do espaço, formação de rede urbana e logística de transportes.

 

Agenda Pública
Currículo Lattes
E-mail da unidade: proeg@ufr.edu.br

Telefone: (66) 3410-4166 

 

Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP)
Edna Maria Bonfim da Silva

Possui Pós-Doutorado em Ciência do Solo pela ESALQ/USP (2006). Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela ESALQ/USP (2005), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). É professora Associada da área de Solos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental (UFR) e membro permanente dos programas de pós-graduações em Engenharia Agrícola (UFR-Rondonópolis) e Agricultura Tropical (UFMT-Cuiabá). É editora da Revista Engenharia Agrícola na área de Engenharia de Água e Solo e da Revista Ciências Agrárias (agrárias). Atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Engenharia de Água e Solo, atuando nos seguintes temas: relação solo-água-planta, fertilidade do solo, nutrição mineral de plantas, aproveitamento de resíduos agroindustriais na agricultura, interação entre nutrientes nitrogênio-potássio e nitrogênio-enxofre no solo e na planta. Atualmente exerce a função pro tempore de Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Rondonópolis.

 

Agenda Pública
Currículo Lattes
E-mail da unidade: propgp@ufr.edu.br

Telefone: (66) 3410-4126 

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE)
Claudinéia de Araújo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008), doutorado em Ciências (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Especialista em Predisposição Hereditária ao Câncer pelo Hospital Albert Einstein e Especialista em Processos Educacionais em Saúde pelo Hospital Sírio Libanês. Atualmente é Docente Associada do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR. Tem experiência na área de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, com ênfase em Genética Humana; Marcadores Moleculares e Oncogenética.

 

Agenda Pública
Currículo Lattes
E-mail da unidade: proece@ufr.edu.br

Telefone: (66) 3410-4060 

Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC)
Jorge Gustavo Fachim Farias

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2021). Especialista em Gestão de Redes e Segurança da Informação pelo IBG – Instituto Business Group (2015) e Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação pela Anhanguera Educacional (2014). É graduado em Sistemas de Informação pela UNIC Rondonópolis (2011). Tem atuado como profissional de TI com foco em redes de computadores e segurança da informação desde 2003. Foi gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação por 10 anos na iniciativa privada. Iniciou sua carreira pública na Universidade Federal de Mato Grosso em 2015 como Técnico em Educação. Atualmente é Pró-Reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação na Universidade Federal de Rondonópolis.

 

Agenda Pública
Currículo Lattes
E-mail da unidade: protic@ufr.edu.br

Telefone: (66) 3410-4101 

Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD)
Josemar Ribeiro de Oliveira

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho- UNINOVE -PPGA, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2003).Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990),possui Graduação em Direito pela UNIC – Universidade de Cuiabá ( 2013), possui formação complementar em pedagogia do Ensino Superior -Esquema I ( 1991) é especialista em Teoria e Historia Econômica pela UFMT (1998),é especialista em Auditoria e Controladoria UNIC (2001), Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, . Tem experiência na área de Gestão e Controladoria, com ênfase em Auditória de Gestão e Ambiental, atuando na linhas de pesquisas: Gestão Ambiental, Controladoria, Auditoria de Gestão e Ambiental, Direito do Trabalho, Direito Ambiental, Inovação, Sustentabilidade e Empreendedorismo.

 

Agenda Pública
Currículo Lattes
E-mail da unidade: proplad@ufr.edu.br

Telefone: (66) 3410-4081

Secretarias da UFR

Secretaria de Inovação e Empreendedorismo (SIE)
Normandes Matos da Silva

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Doutor em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Aquáticos pela Universidade de São Paulo (2008). Sou docente do ensino superior desde 1996, tendo atuado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no Univag Centro Universitário (MT) e na Universidade Federal do Pará. Além disso, trabalhei como analista de meio ambiente na Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (2006-2008). Atualmente sou Professor Associado na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no curso de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental. Participo do Programa de Pós-Graduação em Gestao e Tecnologias Ambientais (Mestrado) da UFMT em Rondonópolis. Minhas áreas de pesquisa são as seguintes: Geotecnologias, Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA/DRONES) e recuperação de áreas degradadas. É Bolsista em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq.

Secretaria de Relações Internacionais (SECRI)
Jofran Luiz de Oliveira

Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG com período sanduiche na Iowa State University – ISU-EUA. Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Doutor em Engenharia Agrícola e de Biossistemas pela Iowa State University ISU-EUA. Atualmente é Secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR, Professor Adjunto do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFR. Tem experiência nas áreas de Construções Rurais e Ambiência em Instalações Rurais, Comportamento e Bem-Estar Animal, Aproveitamento de Energia de Biomassa, Materiais Alternativos para Construções.

 

 

Secretaria de Infraestrutura (SINFRA)
Marcio Venzon

Doutor em Agricultura Tropical pela Universidade Federal do Mato Grosso, Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Mato Grosso, com Especialização em Fontes Alternativas de Energia pela Universidade Federal de Lavras e graduação em Tecnologia em Eletromecânica Modalidade Manutenção Industrial. Atualmente é professor efetivo do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Rondonópolis. Possui quatorze anos de experiência industrial nas áreas Mecânica, Elétrica, Automação, Manutenção Industrial e gestão de pessoas. 

 

 

Agenda Pública
Currículo Lattes
E-mail da unidade: sinfra@ufr.edu.br

Telefone: (66) 3410-4005

 


Institutos e Faculdades

São atribuições dos Institutos e Faculdades planejar, executar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, dando ênfase ao campo das ciências básicas, assim como são atribuições das Faculdades planejar, executar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, dando ênfase ao campo das ciências aplicadas.


Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)

Criado em 1992 com os departamentos de Ciências Contábeis, Educação, História e Letras, o ICHS, ainda vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso, cresceu e chegou a congregar dez cursos de graduação e dois mestrados, além de importantes projetos e programas de extensão permanentes. Estão vinculados ao ICHS o programa de extensão do Centro de Línguas (CELIG), oferecido pelo departamento de Letras, a Brinquedoteca, mantida pela departamento de Educação e o Centro de Práticas Psicológicas (CEPRAPSI), onde funciona a clínica escola do curso de Psicologia. Em 2019, alguns cursos desvincularam-se e, atualmente, o instituto abarca os seguintes cursos:

Graduações

1. Biblioteconomia
2. Geografia
3. História
4. Letras – língua portuguesa
5. Letras – língua inglesa
6. Pedagogia
7. Psicologia

Pós-Graduação Stricto Sensu

1. Mestrado em Educação
2. Mestrado em Geografia


Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN)

O Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) é composto pelos cursos de graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Matemática (licenciatura), Sistemas de Informação (bacharelado), Enfermagem (bacharelado), Medicina (bacharelado) e também pelo programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). O Instituto oferece ensino, pesquisa e extensão de considerável qualidade, colaborando para o desenvolvimento regional e nacional em suas áreas de atuação.

Graduações

1. Ciências Biológicas
2. Matemática
3. Sistemas de Informação
4. Enfermagem
5. Medicina

Pós-Graduação Stricto Sensu

1. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)


Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas (FACAP)

A Resolução CD N. 17, de 23 de agosto de 2019  dispõe sobre a criação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas – FACAP no Campus Universitário de Rondonópolis,  que se originou do desmembramento do Instituto de Ciências Humanas Sociais, reorganizando a estrutura acadêmica e administrativa da Universidade Federal de Mato Grosso, aprovada pela Resolução CD n.° 01, de 09 de março de 2018, na seguinte forma: Diretoria, Diretoria Adjunta, Secretaria Geral, Coordenação de Ensino de Graduação em Administração, Coordenação de Ensino de Graduação em Ciências Econômicas, Coordenação de Ensino de Graduação em Ciências Contábeis.

Graduações

1. Administração
2. Ciências Contábeis
3. Ciências Econômicas


Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas (ICAT)

O Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas é uma das unidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), instituição pública, que hoje integra um grupo seleto das Universidades Federais e é reconhecida por diferentes rankings pela qualidade. Contribuindo significativamente para consecução dessa excelência, o Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas foi implantado em 12 de dezembro de 2008, através da Resolução CD nº 47 da Universidade Federal de Mato Grosso, e alavancou o desenvolvimento tecnológico e educacional da cidade nas áreas de Ciências Agrárias e Engenharia. Sua evolução e desdobramento resultaram na criação dos cursos de Pós Graduação Strictu-Senso e Lato Sensu ao longo destes anos.

Através de seus 3 cursos de graduação (Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Mecânica e Zootecnia), formam alunos altamente qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho ou seguir carreira acadêmica. Durante a Graduação, o aluno tem a possibilidade de se envolver com o mundo da pesquisa, através de projetos integrados, atividades extra curriculares ou no contato com 3 Programas de Pós-Graduação (Engenharia Agrícola, Gestão e Tecnologia Ambiental e Zootecnia). Esses programas, com níveis de mestrado, objetivam a formação de docentes, pesquisadores e profissionais especializados e possibilitam uma valiosa interface com a graduação.

Sua infraestrutura é composta por laboratórios, salas de aula, centros de informática e centros de apoio que totalizam toda a assistência voltada para o aluno e sua formação.

Graduações

1. Engenharia Agrícola e Ambiental
2. Engenharia Mecânica
3. Zootecnia

Pós-Graduação Stricto Sensu

1. Mestrado em Engenharia Agrícola
2. Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental
3. Mestrado em Zootecnia

Fim do conteúdo da página