Mestrado em Matemática

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
O PROFMAT visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.
O PROFMAT realiza seleções anuais, regulamentadas em edital que descrevem orientações e informações necessárias para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao programa. Além disso, o citado programa foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

Carga Horária do curso: O número mínimo de créditos em disciplinas necessários à integralização do Programa PROFMAT/UFR são de setenta e dois (Cada crédito corresponde a dezesseis horas de atividades em disciplinas).

Modelo de Regime Acadêmico: Semestral

Duração do curso: 24 meses (2 anos)

Turno de funcionamento: O curso funciona aos sábados no período matutino e vespertino.

Quantidade de Vagas: 10 vagas/anual

E-mail para contato: profmat@ufr.edu.br

Telefone para contato: 3411- 4026/ 3411- 4027/ 3411-4028 e 3411 – 4071

Horário de Atendimento: 7h às 11 e das 12:45 às 16:45

Mestrado em Zootecnia

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/UFMT/Rondonópolis (PPGZoo) – autorizado em 2018, com abertura de sua primeira turma em 2019 – mantém formação acadêmica stricto sensu, em nível de Mestrado. Objetiva propiciar aos profissionais relacionados à ciências agrárias da região sul de Mato Grosso a qualificação em nível de pós-graduação. Formar pesquisadores e docentes; estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento de uma visão holística sobre os sistemas de produção animal; formar profissionais capazes de identificar problemas e propor soluções; produzir conhecimentos, tecnologias e produtos inovadores associados à criação e exploração racional de animais de interesse zootécnico; contribuir para a fixação de mestres em Zootecnia na região Centro-Oeste; apoiar os programas de difusão tecnológica, voltados para a realidade regional, transferindo os conhecimentos aos produtores rurais, contribuindo para a promoção do desenvolvimento socioeconômico da região; promover e consolidar a integração com outras instituições; capacitar os grupos de pesquisa na área de Zootecnia e afins da UFMT e de instituições parceiras; prestar assistência às entidades governamentais e não-governamentais em programas de desenvolvimento da produção animal na região; reduzir o impacto ambiental decorrente da pressão dos sistemas de produção animal sobre os recursos naturais. Está organizado em torno de uma área de concentração: Produção Animal, abriga duas linhas de pesquisa: Nutrição e Produção Animal e Melhoramento Genético Animal.

 

Carga horária do curso: 370h e 18 créditos

Modelo de regime acadêmico: crédito semestral

Duração do curso: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses.

Turno de funcionamento: Oscila entre os turnos matutino e vespertino, de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Quantidade de vagas anuais: 11 vagas

Telefone: (66) 3410-4078 (Secretaria)

Horário da secretaria: 7h às 11h e das 13h às 17h

E-mail: ppgzoo@ufr.edu.br (Coordenação)

 

Website: ufr.edu.br/zootecnia/mestrado

Mestrado em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – autorizado em 2009, com abertura de sua primeira turma em 2010 – mantém formação acadêmica stricto sensu, em nível de Mestrado. Objetiva propiciar formação voltada para a pesquisa e produção científica, tendo como pontos basilares reflexões sobre a natureza da educação, os dilemas enfrentados nos processos formativos e a ambiência em que se articulam processos e políticas educacionais, visando a qualificação profissional sensível ao contexto regional e às diversidades étnicas e socioculturais. Está organizado em torno de uma área de concentração: “Educação, Cultura e Processos Formativos”, e abriga três linhas de pesquisa: a) Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea; b) Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais; c) Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 390h e 26 créditos e/ou até 420h e 28 créditos incluindo Estágio de Docência (obrigatório para mestrandos beneficiados com Bolsa de Pesquisa).

Modelo de regime: estrutura curricular semestral

Duração: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses.

Turno: oscila entre os turnos matutino, vespertino e noturno, de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Vagas: 38 vagas pelo Edital Unificado do Processo 2019/1 para Seleção de Alunos Regulares e Ações Afirmativas; 1 vaga no Processo Seletivo Interno 2019/1 do Programa de Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação; 1 vaga do Edital do Programa Bolsas Brasil PAEC 2019, organizado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), no âmbito do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)

Telefones: (66) 3410-4035 / (66) 3410-4038

Horário da secretaria: 7h às 11h / 13h às 17h.

E-mail: secppgedu.ufmt@hotmail.com (Secretaria)
ppgedu.ufmt@hotmail.com (Coordenação)

 

Website: https://www1.ufmt.br/ufmt/un/ppgedu

Mestrado em Engenharia Agrícola

Este Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PGEAgri) é o único curso de mestrado em Engenharia Agrícola implantado no Estado de Mato Grosso e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa tem por objetivo principal formar recursos humanos na área das ciências agrarias, com qualificação acadêmica, senso crítico, formação humanística docente e científica, fundamental para o desenvolvimento da região Centro-Oeste. A Pós-Graduação é um excelente ambiente para atualização, criação e motivação no sentido de superar desafios, visando a geração de alternativas técnicas para os sistemas produtivos e para o avanço do conhecimento acadêmico e científico.

 

Carga horária do curso: 390 horas/aulas e 26 Créditos e/ou até 420 horas/aulas e 28 Créditos incluindo Estágio de Docência (obrigatório para mestrandos beneficiados com Bolsa de Pesquisa)

Modelo de regime acadêmico: Estrutura curricular semestral

Duração do curso: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses

Turno de funcionamento: Matutino e vespertino de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Quantidade de vagas anuais: 12 vagas de Ampla Concorrência

Telefone: (66) 3410-4041 / 3410-4121 (Coordenação/Secretaria)

Horário da secretaria: 7h às 11h e das 13h às 17h

E-mail: spgeagri@hotmail.com (Secretaria)

Website: https://ufr.edu.br/pgeagri

Mestrado em Geografia

O Programa de Pós-Graduação em Geografia é um programa da modalidade “acadêmico” aprovado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desde o ano de 2012. E tem como principal objetivo a formação de recursos humanos (profissionais da educação) com elevada qualificação acadêmica propiciada pelo aperfeiçoamento e avanço de suas formações teórica, metodológica, técnica e de senso crítico sobre as relevantes questões de natureza social, econômica e ambiental trabalhadas pela Ciência Geográfica. Contudo, tendo em vista que a proposta curricular do Programa se baseia também na oferta de disciplinas de caráter técnico e prático, em suas duas linhas de pesquisa (Planejamento e Gestão Territorial, Geotecnologias Aplicadas à Gestão e Análise Ambiental), os alunos (muitos vindos de áreas afins à Geografia) são instrumentalizados tanto de forma teórica quanto prática para tratar das complexas questões que permeiam a relação “Ambiente e Sociedade” (área de concentração do Programa), ficando deste modo, aptos a atuar como docentes das instituições das redes pública e privada, de ensino fundamental,  médio e superior, ou como pesquisadores nos quadros técnicos de empresas e órgãos governamentais que atuam nos setores de planejamento territorial e gestão ambiental.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 414 horas/aulas e 46 Créditos e/ou até 459 horas/aulas e 48 Créditos incluindo Estágio de Docência (obrigatório para mestrandos beneficiados com Bolsa de Pesquisa de apoio governamental).

Modelo de regime: estrutura curricular semestral

Duração: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de dois (02) semestres letivos, a contar da data de matrícula, e o máximo é de cinco (05) semestres letivos em caso de prorrogação justificada e aprovada pelo Colegiado.

Turno: Integral (manhã, tarde e noite) de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Vagas: em média 16 vagas, mas esse número varia anualmente dependendo do número de vagas disponíveis por docente conforme o Regimento Interno do Curso.

Telefones: (66) 3410-4057/3410-4056 (Coordenação/Secretaria)

Horário da secretaria: 7h às 11h / 13h às 17h.

E-mail: mestrado.ppgeo.cur@gmail.com (Secretaria)

 

Website: https://www1.ufmt.br/ufmt/un/ppgeo_cur

Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental

O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental possui caráter inovador na região Centro-Oeste, ao centrar os seus eixos de pesquisa em gestão de recursos naturais e de tecnologias em sistemas ambientais, sendo recomendado pela área de Ciências Ambientais da CAPES. A característica central do programa é o de congregar disciplinas voltadas ao estudo interdisciplinar de problemas relacionados à análise da gestão dos sistemas ambientais e dos processos orientadas ao desenvolvimento socioeconômico regional. O grupo de pesquisadores vinculados ao programa foi constituído com a preocupação de operacionalizar as linhas de pesquisa em (i) Gestão Ambiental e de Recursos Naturais e (ii) Tecnologias Ambientais e Sustentabilidade, com formação caráter interdisciplinar em três eixos: cientistas sociais (Administração, Ciências Econômicas e Geografia), pesquisadores em produção agrícola (Agronomia, Engenharia Agrícola) e pesquisadores ambientais (Ecologia, Química e Engenharia Ambiental).

Carga horária do curso: 360 horas/aulas e 24 Créditos e 405 horas e 27 Créditos incluindo o Estágio de Docência (obrigatório para todos os mestrandos matriculados como aluno regular)

Modelo de regime acadêmico: Estrutura curricular semestral

Duração do curso: O prazo mínimo para o cumprimento da integralização é de 12 (doze) meses, a contar da data de matrícula, e o máximo é de 24 meses

Turno de funcionamento: Matutino e vespertino e noturno, em regime de módulos e sequencial, de acordo com a oferta semestral de disciplinas.

Quantidade de vagas anuais: 12 vagas de Ampla Concorrência

E-mail: ppgta@ufr.edu.br

Website: https://ufr.edu.br/ppgta