Residência Profissional Agropecuária para Assistência Produtiva e Reprodutiva Animal

A Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), por intermédio de seu Departamento de Desenvolvimento Comunitário, coordena as ações de implementação do AgroResidência – Programa de Residência Profissional Agrícola, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Portaria MAPA nº 193, de 16 de junho de 2020.

O Programa é destinado à qualificação de jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins, e se caracteriza pela inserção dos residentes no ambiente real de trabalho, por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional.

Além de proporcionar a qualificação dos residentes, a nova política pública visa aproximar e fortalecer a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira, contribuindo para a formação de profissionais capazes de dar respostas às demandas colocadas pelos diferentes segmentos setor produtivo agrícola.


Carga horária do curso:
2.100 horas, sendo 2.000 horas em atividades práticas e 100 horas em atividades teóricas e reuniões de tutoria

Modelo de regime acadêmico:  anual

Duração do curso: 12 meses

Turno de funcionamento: integral

Quantidade de vagas anuais: 8 (graduados em medicina veterinária ou zootecnia), financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Telefone: (66) 99679-5566

Horário da secretaria: 7:00h às11:00h e das 13:00h às 17:00h.

E-mail: rodolfo.berber@ufr.edu.br

 

Website: https://ufr.edu.br/zootecnia/residencia/programa-de-residencia-profissional-agricola/

Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da UFMT/CUR propõe inserção no cotidiano hospitalar, em serviços especializados do Sistema Municipal de Saúde, levando sempre em consideração os arranjos organizacionais da Estratégia Saúde da Família do município, os hospitais, instituição de longa permanência e os centros de convivência de idosos. Entende-se que a Residência Multiprofissional em Saúde com foco na “saúde do adulto e idoso” é vista como um espaço muito rico, dinâmico e propício para a integração das atividades de ensino de pós-graduação, uma vez que abre a possibilidade de articulação de saberes multiprofissionais, com introdução de conteúdos e práticas de trabalho compartilhado, colaborando para a construção do novo processo de trabalho em saúde.

A inserção dos residentes junto ao contexto hospitalar, preocupados também com a Rede de Atenção à Saúde, fortalece o desenvolvimento do trabalho em interprofissional e a troca de saberes para a construção de novos conhecimentos que são originados na interface dos diferentes campos de trabalho, aprofundando a parceria entre serviços de diferentes complexidades e densidades tecnológicas, e destes com a universidade.

A residência visa contribuir para expansão e consolidação das Redes de Atenção à Saúde, formando profissionais capazes de se comprometer e de operacionalizar as mudanças necessárias na organização do cuidado, promovendo a melhoria na saúde e qualidade de vida das pessoas, a partir de um projeto político-pedagógico fundamentado na aprendizagem baseada em problemas, na problematização da prática profissional, dialogia, educação de adultos e aprendizagem significativa.

Primeira turma iniciou em março de 2016.


Carga horária do curso:
 5760 horas divididos em 4.608 horas em atividades teóricas e 1.152 horas em atividades práticas

Modelo de regime acadêmico:  anual

Duração do curso: 24 meses

Turno de funcionamento: integral

Quantidade de vagas anuais: 10 (seis enfermeiros, dois psicólogos, um farmacêutico e um nutricionista), financiado pelo Ministério da Educação.

Telefone: (66) 3410-4004

Horário da secretaria: 7:00h às11:00h e das 13:00h às 17:00h.

E-mail: premsai.ufr@gmail.com

 

Website: cur.ufmt.br/premsai

Residência Multiprofissional em Saúde da Família

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PREMSAF) caracteriza-se como prática de ensino de pós-graduação na forma de Curso de Especialização lato sensu. Este é um curso destinado aos profissionais graduados que atuam na área da saúde legalmente reconhecidas, sendo desenvolvido na Rede de Atenção à Saúde do Município de Rondonópolis desde março de 2015. A entrada no programa obedece fluxo contínuo por meio de Edital da CAPES em que anualmente iniciam 12 profissionais, contemplando 6 enfermeiros, 3 psicólogos e 3 farmacêuticos.

 

Carga horária do curso: 5760 horas divididos em 4.608 horas em atividades teóricas e 1.152 horas em atividades práticas

Modelo de regime acadêmico: anual

Duração do curso: 24 meses

Turno de funcionamento: de acordo com as atividades e  funcionamento da Estratégia Saúde da Família.

Quantidade de vagas anuais: 12 (6 enfermeiros, 3 psicólogos e 3 farmacêuticos)

Telefone: (66) 3410-4095 / (66) 3410-4092