Biblioteconomia

A Biblioteconomia é responsável pelo estudo e desenvolvimento dos processos de geração, disseminação, recuperação, gerenciamento, conservação e utilização da informação em ambientes públicos e privados. E, por isso, o bibliotecário precisa de uma formação que lhe permita atuar criticamente e com qualidade intelectual. O mercado de Biblioteconomia se transformou muito nas duas últimas décadas, por isso, para obter sucesso na carreira, é preciso que una tradição e inovação.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 2625 horas

Modelo de regime: Seriado Anual com oferta semestral das disciplinas

Duração: Entre 8 e 12 semestres

Turno: Noturno

Vagas: 45

Telefone: (66) 3410-4013 / (66) 3410-4074

Horário da secretaria: 13h às 17h / 18:00 às 21:00

Email:  coordbiblioufmt@gmail.com

 

 

 

Créditos da imagem: Foto de Negocios creado por freepik – www.freepik.es

Geografia

Cabe à Geografia estudar o espaço geográfico, sendo esse entendido como um todo dinâmico, o que permite uma visão integrada e unificada dos diversos processos naturais, sociais, econômicos e políticos, e que se conforma como o paradigma central no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina. Por essa via se percebe a inseparabilidade entre espaço e sociedade, tornando a Geografia uma ciência gabaritada para uma intervenção política, – por meio da pesquisa, da extensão e do ensino.  Nesse sentido, o curso de Geografia objetiva formar profissionais de Geografia para atuar no ensino básico e médio com uma base sólida teórica-metodológica, pedagógica e prática com habilidades para atuar junto a escola e a comunidade. Além disso, que entenda a realidade global e local, sua diversidade cultural, étnica, racial, sexual, de gênero, mas propondo mudanças para o bem coletivo numa sociedade ambientalmente sustentável, justa, solidária e economicamente equilibrada.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 3200 horas

Modelo de regime: Crédito semestral

Duração: Entre 8 e 12 semestres

Turno: Noturno

Vagas: 60 no 1º semestre

Horário da secretaria: 13h às 17h / 17:30 às 21:30

Telefone: (66) 3410-4021 / (66) 3410-4020

E-mail: coordgeocur@gmail.com

geografia.ichscur@gmail.com

História

A graduação do tipo licenciatura forma professores. Portanto, no curso o estudante tem uma formação que articula os conteúdos Historiográficos e os da Educação. Se você gosta de ler, estudar, ensinar, acompanhar o aprendizado de crianças e jovens ou simplesmente passar conhecimento adiante este é o curso ideal para você. O principal campo de trabalho para quem faz licenciatura em História é ser professor, com oportunidades em todas as partes do país em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. Mas há também oportunidades para se trabalhar em museus, centros de memória cultural, institutos de pesquisa, consultorias para produções de TV que necessitam de apoio histórico, cursinhos, escolas livres, editoras de livros didáticos e por aí vai. Quem quiser se aventurar pelo mundo da pesquisa e do ensino superior também vai encontrar boas oportunidades em universidades públicas e privadas por todo o Brasil. Mas, neste caso é preciso investir bastante em pós-graduações de alto nível. O mestrado é recomendado para quem quer dar aula em faculdades particulares ou institutos federais de educação. Já o doutorado é fundamental para conseguir vaga em uma universidade pública.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 3446 horas

Modelo de regime: Crédito semestral

Duração: Entre 8 e 12 semestres

Turno: Noturno

Vagas: 45 no 1º semestre

Horário da secretaria: 7h às 11h / 19h às 21h

Telefone: (66) 3410-4018/ (66) 3410-4147

E-mail: deptodehistoriacur@gmail.com

Letras – Língua Inglesa

O Curso de Letras: Língua e Literaturas de Língua Inglesa tem como objetivo a formação de educadores linguísticos críticos, envolvidos com a produção e socialização do saber linguístico-discursivo e literário, e com a atuação profissional permeada pelo compromisso ético-político diante das exigências decorrentes das transformações sociais, culturais e políticas do Brasil e do mundo atual e suas repercussões no contexto regional. O perfil do egresso licenciado em Língua Inglesa baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Letras (Pareceres CNE/CES 492/2001 e 1.363/2001 e Resolução CNE/CES 18, de 13 de março de 2002), que estabelecem que o objetivo do Curso de Letras é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, de modo integrado, dentro de uma concepção de trabalho docente que não dissocie o saber e o fazer, habilidades indispensáveis para uma ação pedagógica crítica e dialógica.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 3320 horas

Modelo de regime: Crédito semestral

Duração: Entre 8 e 12 semestres

Turno: Matutino / vespertino (com entradas alternadas)

Vagas: 33 anuais

Horário da secretaria: 7h às 11h / 13h às 17h

Telefone: (66) 3410-4015

E-mail: secretarialetrasufmt@gmail.com

Letras – Língua Portuguesa

O Curso de Letras – Língua Portuguesa, desde sua criação, foi pensado no sentido de propor a formação de um profissional que seja capaz de demonstrar habilidades para articular a expressão linguística e literária, com os sistemas de referência, em relação aos quais os recursos expressivos da linguagem se tornem significativos. Assim, o futuro professor, na área de Licenciatura em Letras,  tem formação integrada, dentro de uma concepção de trabalho docente que não dissocia o saber e o fazer, habilidades indispensáveis para a ação pedagógica crítica e dialógica. Para atingir essa formação, as competências e as habilidades desenvolvidas pelo aluno estão relacionadas às áreas de Língua Portuguesa e Literatura. Ademais, espera-se do futuro professor que ele saiba articular o conhecimento teórico-conceitual em língua portuguesa e respectivas literaturas à sua prática em sala de aula, colocando em ação os instrumentos didático-pedagógicos e linguísticos adequados à realidade educacional. De igual modo, saiba compreender, avaliar, interpretar, ler e produzir textos de diferentes gêneros e registros linguísticos bem como pesquisar e articular informações linguísticas, literárias e culturais em língua materna. Por essa razão, o Curso tem desenvolvido atividades articuladas entre ensino, pesquisa e extensão a fim de formar professores de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio, promovendo sua formação acadêmica, científica e profissional.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 3320 horas

Modelo de regime: Crédito semestral

Duração: Entre 8 e 12 semestres

Turno: Matutino / vespertino (com entradas alternadas)

Vagas: 48 anuais

Horário da secretaria: 7h às 11h / 13h às 17h

Telefone: (66) 3410-4015

E-mail: secretarialetrasufmt@gmail.com

Pedagogia

O licenciado em Pedagogia deve ao final do curso ser capaz de atuar de forma crítica, compreender a educação no contexto social, econômico e político de modo que seu fazer profissional seja promotor de uma sociedade mais justa e igualitária, inclusive no que se refere à riqueza cultural produzida socialmente. O pedagogo formado pode exercer sua profissão na gestão escolar (direção, coordenação), na docência da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), nas modalidades previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/1996) e nos espaços de educação não-formal que exijam conhecimentos pedagógicos (hospitais, espaços socioeducativos, entre outros). Considera-se também, que o pedagogo formado para trabalhar nessas áreas é em essência, pesquisador da educação o que envolve a indissociabilidade entre teoria e prática.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 3240 horas

Modelo de regime: Crédito semestral

Duração: Entre 8 e 12 semestres

Turno: Matutino e vespertino

Vagas: 54 anuais

Horário da secretaria: 7h às 11h / 13h às 17h

Telefone: (66) 3410-4023

E-mail: pedagogiaufmtcur@gmail.com

 

 

Créditos da imagem: Foto de Fondo creado por jcomp – www.freepik.es

Psicologia

O Curso de Psicologia objetiva formar profissionais capazes de: Atuar de maneira ética e crítica em diversos contextos; Produzir conhecimentos sensíveis às questões sociais que compõem o cenário local e global; Problematizar a realidade social, política e cultural e seus efeitos sobre os modos de subjetivação contemporâneos com a finalidade de construir conhecimentos e formas de atuação profissional que permitam compreender e lidar com essa realidade; Produzir práticas profissionais comprometidas, ética e politicamente, com as transformações sociais necessárias para a construção de uma sociedade justa e democrática; Assumir uma postura crítica e reflexiva diante da própria prática profissional, ressignificando os conhecimentos teórico-práticos produzidos em diferentes contextos de atuação. Tendo em vista estas características do perfil de formação em Psicologia, o egresso deste Curso estará preparado para atuar principalmente nos seguintes campos: (I) Políticas públicas, no âmbito da Saúde, Educação e Assistência Social e (II) Processos Clínicos, como avaliação psicológica, diagnóstico e intervenção.

 

INFORMAÇÕES DO CURSO

Carga horária: 4000 horas

Modelo de regime: Crédito semestral

Duração: Entre 10 e 16 semestres

Turno: Integral

Vagas: 40 anuais

Telefone: (66) 3410-4088

Horário da secretaria: 07h às 11h / 13h às 17h

E-mail: psicocur@gmail.com