Evento

Acadêmicos da UFR participarão de limpeza do ribeirão Arareau

Por Thiago Cardassi Publicado em: 22/09/2023 16:09 | Última atualização: 22/09/2023 16:09

Acadêmicos e docentes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participarão do Mutirão de Limpeza do ribeirão Arareau que será realizado neste sábado (23). A iniciativa tem como objetivo revitalizar o córrego por meio do recolhimento de resíduos sólidos e orientar a comunidade a respeito da necessidade de preservar o meio ambiente para a manutenção da saúde coletiva.

A limpeza do rio é uma ação realizada todos os anos em Rondonópolis e já está em sua 9ª edição. Executado desde 2015, o mutirão já retirou 850 toneladas de resíduos das margens do rio. O evento é promovido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e da juíza de direito Milene Aparecida Pereira Beltramini.

Os cursos de Ciências Biológicas da UFR confirmaram a participação com cerca de 50 pessoas. A coordenadora de licenciatura, professora Simoni Loverde Oliveira, explica que a ação é importante não apenas pelos benefícios gerados pela limpeza em si, mas também pela força simbólica do ato, que pode motivar outras pessoas a se engajarem em hábitos e práticas de preservação ambiental.

“Gostaríamos de deixar essa ação como exemplo para nossa sociedade e para que as pessoas deixem de jogar lixo nos locais que não são adequados. Antes de jogar fora é necessário verificar se esse lixo não pode ser reutilizado, reaproveitado, reciclado e só então descartado”, alertou a professora Simoni, que aproveitou para convidar toda comunidade acadêmica a participar da ação.

O Mutirão de Limpeza do ribeirão Arareau é uma iniciativa aberta para colaboração de todos. A limpeza foi dividida em 18 trechos, que compreendem os mais de sete quilômetros de extensão das margens do ribeirão. A ação deve começar pelo anel viário, no bairro Lucia Maggi, e finalizar no cais, onde o Arareau encontra o rio Vermelho. A concentração será na Praça da Vila Cardoso, às 6h30.

Em paralelo às atividades do mutirão, será realizado também um pit stop de conscientização ambiental na Praça dos Carreiros, das 08h30 às 10h30. Serão distribuídas cartilhas educativas sobre queimadas e coleta seletiva. Também haverá um ponto de coleta para resíduos eletrônicos, medicamentos vencidos, pilhas e garrafas PET.

A limpeza do Arareau é uma forma de celebrar o Dia Mundial da Limpeza, evento que tem como proposta engajar a população de todo o planeta em ações cooperativas de despoluição, coleta de lixo, e boas práticas ambientais. O mutirão faz parte do projeto “O Rio é Nosso” e, de acordo com a perspectiva do JUVAM, deve reunir mais de mil voluntários na tarefa de limpeza do Arareau.

EVENTO
O que: 9º Mutirão de Limpeza do Ribeirão Arareau
Quando: 23 de setembro
Onde: Concentração na Praça da Vila Cardoso, às 06h30