Lançamento de livro "Minha vida de Professora: escavação, fragmentos, vozes"

Por Thiago Cardassi Publicado em: 03/08/2023 16:08 | Última atualização: 04/08/2023 14:08

Nesta sexta-feira (4), acontece o lançamento de livro “Minha vida de Professora: escavação, fragmentos, vozes”, de autoria da professora Cancionila Janzkovski Cardoso, pesquisadora associada do mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis.

Para além de um memorial acadêmico, a obra consiste em um convite para envolver o leitor nas memórias e reflexões teóricas de uma mulher que compartilha suas experiências e trajetórias de professora e formadora de professores, pesquisadora e autora no campo da educação, especialmente no tema alfabetização. O relato contempla expectativas, sonhos e realizações de um tempo que compreende desde a infância até a formação como professora universitária, intelectual.

De acordo com Lázara Nanci de Barros Amâncio, do grupo Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE), “tais dados provocam o leitor a perscrutar, com ela, o passado de uma vida trazendo à tona conteúdos e informações inéditas, referentes à construção de uma identidade profissional. […]. Apontando desafios e decisões de enfrentamento, o livro permite, num texto claro e atraente, a reconstituição da trajetória pessoal e profissional de uma autora representativa da alfabetização brasileira.

O evento de lançamento do livro será realizado de forma presencial no auditório do bloco A, no campus da UFR, às 15h, com mediação da professora Sílvia Pilegi. Toda comunidade está convidada para participar. Não há necessidade de inscrição prévia.

Também haverá transmissão simultânea pelo canal do YouTube da Universidade Federal de Rondonópolis, disponível por meio deste endereço eletrônico.