UFR promoveu palestra sobre a carreira diplomática

Por Thiago Cardassi Publicado em: 30/05/2023 15:05 | Última atualização: 30/05/2023 15:05

Na última sexta-feira (26), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SECRI), realizou duas palestras para promoção da carreira de diplomacia do Ministério de Relações Exteriores (MRE). O evento contou com a apresentação da diplomata Fernanda Brandão de Souza.

No período matutino, participaram da palestra os alunos e professores de escolas estaduais de Rondonópolis. Estiveram presente membros da Escola Estadual Daniel Martins Moura; Escola Estadual Ramiro Bernardo da Silva; Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes; Escola Estadual CBM Dom Pedro II André Antônio Maggi; Escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestino Verissimo da Silva. A ação teve apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Diretoria Regional de Educação, Coordenadoria de Gestão Pedagógica, da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).

No período vespertino, participaram estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A iniciativa visou a promoção da diversidade regional, racial, e de gênero nos quadros do serviço exterior brasileiro, com foco em unidades da federação com baixa representatividade dentro do Ministério, como é o caso do nosso estado de Mato Grosso. Por meio de sua Academia Diplomática, denominada Instituto Rio Branco (IRBr), o MRE realizou palestras e reuniões com instituições de ensino dos diversos estados do Brasil, com o objetivo de apresentar a diplomacia como opção de carreira profissional para estudantes e de despertar a curiosidade de brasileiras e de brasileiros que tenham interesse por áreas internacionais. Nesses eventos, jovens diplomatas apresentaram questões e esclareceram dúvidas sobre a forma de ingresso na carreira diplomática, a formação no IRBr, o programa de ação afirmativa do MRE, e o trabalho do diplomata em si, com base nas experiências pessoais dos palestrantes.