Institucional

Nota pública da UFR contra atos antidemocráticos em Brasília

Por Thiago Cardassi Publicado em: 09/01/2023 13:01 | Última atualização: 09/01/2023 15:01

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Reitoria e Vice-reitoria da instituição, junto da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e das Instituições Federais de Ensino Superior da Amazônia Legal, posiciona-se de forma contrária aos atos antidemocráticos contra os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da República brasileira.

A UFR repudia veementemente os atos violência e de ataque ao patrimônio público material e simbólico de nosso país praticados em Brasília neste domingo, 8 de janeiro de 2023. Diante do fato, reafirmamos o compromisso institucional desta universidade com o Estado democrático de direito e com a soberania popular.

Certos de que Democracia não significa destruir, mas trabalhar pela construção de uma sociedade mais justa, humana, igualitária e livre para nossas escolhas, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) posiciona-se ao lado da defesa e preservação dos dispositivos legais capazes de garantir a manutenção da Constituição Federal, o cumprimento da ordem, e a defesa dos direitos democráticos arduamente conquistados ao longo da história do país.

Em consonância com outras outras instituições públicas federais, a UFR compartilha a seguir as manifestações públicas divulgadas pela Andifes e pelas IFES da Amazônia Legal, assinadas por diversas universidades e institutos federais: