Pesquisa

Investigação de grupo de pesquisa da UFR é premiada em Congresso Nacional

A pesquisa "Comparação do desempenho de diferentes redes neurais na detecção de doenças no algodoeiro" desenvolvida pelos pesquisadores do grupo de pesquisa Smart Agriculture, ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 30/11/2020 15:11 | Última atualização: 30/11/2020 15:11

A pesquisa “Comparação do desempenho de diferentes redes neurais na detecção de doenças no algodoeiro” desenvolvida pelos pesquisadores do grupo de pesquisa Smart Agriculture, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), recebeu o prêmio de 1º lugar durante o XLIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA), na categoria Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP). A pesquisa consiste em um estudo das redes neurais na detecção de doenças na cultura do algodão e foi desenvolvida pelos autores Alexandre de Freitas Carrascosa, Arthur Akira Mamiya e Renildo Luiz Mion.

A investigação teve por objetivo comparar o comportamento das redes neurais YOLO V3 e Mask RCNN para a detecção da mancha de Stemphylium no algodoeiro, a partir de imagens obtidas em condições de campo. Foi feita investigação do efeito da taxa de aprendizagem do YoloV3 nesta aplicação específica, e da proporção de imagens para treinamento e validação, analisando os resultados através da mean Average Precision (mAP), na qual os resultados foram de 0,76 para o Yolo e 0,472 para o Mask RCNN. Os resultados foram utilizados para investigar imagens em diferentes condições de desfoque, que mostraram queda no mAP conforme o aumento do desfoque. Confira a imagem abaixo:

 

A pesquisa está vinculada ao Smart Agriculture, grupo de pesquisa da UFR atuante na busca de novas tecnologias e recursos que possam ser implementados no campo. O grupo atua por meio da aplicação de técnicas computacionais como Inteligência Artificial, Automação, Eletrônica e diversos outras ferramentas, a fim de melhorar a produtividade, simplificar processos e facilitar decisões durante o processo de produção agrícola.

Para mais informações acesse o canal do youtube do grupo de pesquisa ou o perfil no Instagram Smart Agriculture