UFR é campeã no 5º Concurso de Audiovisual da Andifes 2024
Na data de ontem (27) foi anunciado o prêmio do “Concurso de Audiovisual da Andifes 2024” que reconheceu os trabalhos de estudantes de universidades federais com a temática “Universidades Federais contra a Fome”. O objetivo da iniciativa foi incentivar a produção de conteúdo audiovisual como ferramenta para fortalecer as universidades federais e, nesta edição, destacar as ações dessas instituições alinhadas ao ODS nº 2 da ONU: Fome Zero e Agricultura Sustentável.
Em 1º lugar ficou o discente do curso de Medicina da UFR, Carlos Daniel Sirqueira Santos, que receberá o valor de R$ 6.000,00 decorrente de seu vídeo. De acordo com Carlos, o que lhe motivou a concorrer foi a “paixão pela comunicação audiovisual, bem como falar sobre o combate a fome, que é uma causa muito importante”. Ainda, o ganhador reforçou a importância de “representar a UFR no contexto nacional, que possui um alinhamento muito positivo no combate da fome, além de gerar melhores condições para o estudante dentro da perspectiva preconizada pela ONU”, o que oportuniza uma educação digna e de qualidade.
Sobre o concurso
A 5ª edição do Concurso Audiovisual da Andifes foi divulgada em 25 de julho, no decorrer da 200ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada na sede da entidade, em Brasília.
Com o tema “Universidades Federais contra a fome”, as inscrições começaram em 25 de agosto e se encerram em 30 de outubro deste ano. O concurso esteve aberto aos estudantes de graduação dessas instituições, segundo informou a coordenadora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), Rose Mara Pinheiro (UFMS), na apresentação da nova premiação.
O objetivo dessa iniciativa foi estimular a produção de conteúdos audiovisuais que tenham como cerne narrativo o fortalecimento das instituições e da Andifes. A proposta da temática escolhida para nova edição foi demonstrar todas as ações realizadas pelas universidades federais voltadas ao combate à fome, em sintonia com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 2 da Organização das Nações Unidas (ONU): “Fome zero e agricultura sustentável ”.
Os interessados puderam enviar vídeos de qualquer estado do Brasil, incluindo o Distrito Federal, com narrativas estratégicas de ação das universidades federais para o combate à fome. Cada participante pôde enviar somente 01 (um) vídeo.
Confira o vídeo campeão do prêmio abaixo