Curso de Medicina da UFR recebe conceito máximo no Enade

Na última terça-feira (20), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ( ... )
Por Thiago Cardassi Publicado em: 22/10/2020 13:10 |

Na última terça-feira (20), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referente ao ano de 2019O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e constitui um indicador de qualidade que mensura o grau de conhecimento dos estudantes em relação aos conteúdos ensinados durante o curso, além de avaliar as habilidades e competências inerentes profissão. 

Entre todos os cursos de medicina analisados no Brasil, o curso da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) obteve o conceito máximo (nota 5), conquista alcançada por apenas 19 programas em território nacionalA nota posiciona a UFR em 5º lugar no Conceito Enade continuo que classifica o nível de excelência dos 232 cursos de medicina do país. 

A Coordenação do Curso de medicina da UFR comemorou com prestígio o resultado do Enade 2019 juntamente com o corpo docente e estudantes. De acordo com o coordenador do curso, professor Márcio José Ferreira, o resultado é o fruto de muito trabalho conjunto entre professores, ex-professores, colaboradores, técnicos, gestores e estudantes. Foram inúmeros os obstáculos enfrentados nestes 6 anos de intenso trabalho.  Os estudantes participaram de três etapas principais incluindo o preenchimento do questionário do estudante, a prova e o questionário de percepção da prova. Dos 26 estudantes do curso de medicina da UFR convocados para a realização da prova, todos estiveram presentes no dia da avaliação, mostrando o seu comprometimento neste importante processo. 

“É uma pena não podermos comemorar presencialmente, confraternizando esta conquista. Neste momento o sentimento é o de dever cumprido, pois mesmo considerando as condições e todos os obstáculos que o nosso curso enfrentou sabíamos do potencial dos nossos estudantes […]. Frente a todos os percalços, traduzimos este resultado do Enade 2019 em gratidão. Gratidão por todos aqueles que verdadeiramente se esforçaram para esta conquista”, declarou o professor coordenador do curso. 

A reitora da Universidade Federal de Rondonópolis, professora Analy Castilho Polizel de Souza, parabeniza os excelentes resultados obtidos pelo curso de medicina e demais cursos avaliados na última edição do Enade e agradece a todos os envolvidos nessa conquista: servidores e, especialmente, os acadêmicos da UFR que contribuíram por meio de seus esforços para mais essa história de sucesso de nossa universidade.