UFR se destaca com Projeto AedesZero

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 15/10/2024 10:10 | Última atualização: 15/10/2024 10:10

Nesta segunda feira, dia 14/10, a UFR foi notícia no jornal primeira página da TV Centro América para alertar sobre as arboviroses, as quais são doenças virais transmitidas por vetores artrópodes, em especial mosquitos e carrapatos. No Brasil, o mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor de arboviroses em ambientes urbanos, com destaque para a dengue, chikungunya e zika. Segundo o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, somente no ano de 2024, até o momento, nosso país contabiliza 6,5 milhões de casos prováveis de dengue e 5,3 mil óbitos. Já o estado de Mato Grosso registrou 41,5 mil casos e 29 mortes no mesmo período. Um aumento significativo no número de casos de dengue foi constatado em 2024 em MT, com registro de 41.551novos casos. Outra grande preocupação refere-se ao aumento do número de casos de chikungunya. Em 2023 foram notificados 259 casos e até o momento, o estado de MT registrou 20.483 novos casos.
Tanto a dengue quanto a febre do chikungunya causam grande impacto em termos de saúde pública e pensando nisso, com o objetivo de conscientizar a população rondonopolitana sobre o impacto das arboviroses surgiu o projeto de extensão AedesZero.

Este projeto é coordenado pela Profa. Dra Juliana Helena Chávez Pavoni, do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde e e visa a integração de saberes, além de melhorar a realidade de comunidades assolada pelas arboviroses. As ações propostas pelo AedesZero foram construídas a partir da união de dois eixos estruturantes do curso de Medicina da UFR, a interação comunitária e o ciclo básico. A equipe do projeto é constituída de 14 integrantes, sendo 06 estudantes de graduação, 01 estudante de pós-graduação, 02 técnicos administrativos em educação, 03 docentes do ciclo básico e 02 docentes da interação comunitária, incluindo uma médica de atuação em Medicina de Saúde e Comunidade.  A sensibilização e capacitação da população acerca do tema são os principais objetivos, os quais serão alcançados através da disseminação de informações sobre prevenção, controle do mosquito vetor e cuidados com a saúde, além de envolver a comunidade em ações práticas para reduzir a proliferação do vetor e, consequentemente, a incidência de arboviroses. A proposta está sendo realizada na Unidade de Estratégia da Família (USF) Vila Verde, cujos bairros adscritos incluem Jardim Nilmara, Jardim Progresso, Jardim Marajó, Vila União, Vila Verde e parte do bairro Carlos Bezerra I. O projeto também conta com uma página no instagram @aedeszero,que divulga orientações e as ações já realizadas. Nesse sentido,o projeto é desenvolvido em parceria com a comunidade, que inclusive auxiliou na escolha de uma identidade visual do projeto. Até o final do ano estão previstas novas ações para conscientizar a população, especialmente no período chuvoso, quando há maior proliferação dos mosquitos transmissores.