Parceria

UFR Recebe Professores da Geografia para Prospecção de Parceria Educacional em Primavera do Leste

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 03/10/2024 17:10 | Última atualização: 03/10/2024 17:10

No dia 1º de outubro, uma equipe de professores do curso de Geografia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizou uma visita ao município de Primavera do Leste com o objetivo de estabelecer uma parceria junto à Diretoria Regional de Educação (DRE). A visita, que destacou o compromisso da UFR com a formação de educadores e a melhoria da educação na região, foi liderada pelo diretor da DRE, o professor Me. Theo Gonçalves Vicente, ex-aluno do curso de Geografia da UFR.

Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de colaboração entre a UFR, a Escola Estadual Maria Sebastiana de Souza, dirigida pela professora Me. Mariza Correia Cordeiro, e a Secretaria da Educação Municipal, sob a gestão da professora Me. Adriana Tomasoni, que já atua na pasta há cerca de 12 anos. A proposta visa integrar a formação acadêmica e a prática pedagógica, promovendo o desenvolvimento de projetos que beneficiem tanto os alunos da escola quanto a comunidade local.

A Escola Estadual Maria Sebastiana de Souza, reconhecida por seu compromisso com a educação de qualidade, tem se destacado em diversas iniciativas, e a proposta de colaboração com a UFR pode abrir novas oportunidades de formação para seus educadores e alunos. Na ocasião, a professora Mariza Cordeiro ressaltou a importância do vínculo com a universidade. Da mesma forma, a Secretária da Educação do município, demonstrou entusiasmo com a parceria reforçando que a integração entre a universidade e as escolas é fundamental para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

A visita não apenas marcou o início de um diálogo promissor entre as instituições, mas também reforçou a missão da UFR em contribuir para o desenvolvimento educacional da região, promovendo a troca de saberes e experiências que podem enriquecer a formação de futuros profissionais da educação.

Sobre a DRE – PRIMAVERA DO LESTE

Em 11 de janeiro de 2022 o Governo de Mato Grosso sancionou a Lei nº 11.668 que instituiu as Diretorias Regionais de Educação (DRE’s) no âmbito da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC).

As Diretorias Regionais de Educação (DRE’s) são estruturas organizacionais que atuam como instância intermediária, subordinadas à Seduc, cuja missão é gerir a implantação, o monitoramento e a avaliação da política educacional da Educação Básica nas unidades escolares jurisdicionadas, assegurando o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes.

Foram instituídas, ainda, as unidades administrativas desconcentradas, denominadas Núcleos Regionais de Educação – NREs, sem personalidade jurídica própria, vinculadas às Diretorias Regionais de Educação – DREs.

As DRE’s e os NRE’s funcionam como órgãos executores, braço administrativo que interliga a SEDUC às comunidades escolares mais distantes, dando mais praticidade ao atendimento.

A DRE de Primavera do Leste atende 39 unidades escolares estaduais nas modalidades Regular (escolas urbanas), Indígena (escolas das aldeias) e do Campo (escolas rurais) localizadas em 7 municípios, Poxoréu, Primavera do Leste, Paranatinga, Campo Verde, Santo Antônio do Leste, General Carneiro e Gaúcha do Norte e possui dois NRE’s um localizado em Paranatinga e o outro em Gaúcha do Norte.

Próximos passos para a equipe da UFR

A equipe da UFR se comprometeu a continuar o acompanhamento e as discussões sobre a formalização dessa parceria, que promete trazer muitos benefícios à educação de Primavera do Leste.