Evento

I Seminário sobre Derivações Antropogênicas dos Geossistemas e Repercussões Socioambientais e Ecológicas na UFR: Uma Oportunidade de Debate e Aprendizado

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 03/10/2024 10:10 | Última atualização: 03/10/2024 11:10

Entre os dias 07 e 12 de outubro de 2024, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), sediará o I Seminário sobre Derivações Antropogênicas dos Geossistemas e Repercussões Socioambientais e Ecológicas (IDAGERESE 2024). Este evento tem como objetivo promover um espaço de debate sobre as alterações provocadas por atividades humanas desordenadas nos geossistemas e suas consequências para o meio ambiente e a sociedade.

Um Encontro para Refletir sobre os Desafios Ambientais

O seminário abordará as complexas relações entre a ação humana e os geossistemas, destacando a necessidade de compreender os impactos socioambientais e ecológicos das atividades antrópicas. As discussões serão enriquecidas por uma palestra de abertura do renomado Prof. Jurandyr Luciano Sanches Ross, da Universidade de São Paulo (USP). O professor Ross é reconhecido por sua vasta pesquisa nas áreas de geografia e meio ambiente, tendo contribuído significativamente para o entendimento das dinâmicas entre sociedade e natureza.

Sobre o Palestrante que fará a abertura

Prof. Jurandyr Luciano Sanches Ross é um destacado pesquisador na área de Geografia e Meio Ambiente, com uma carreira acadêmica sólida e extensa. Autor de 12 obras na área, entre elas: Amplitude da GEO ( 2023);  Ordenamento Territorial do Brasil: potencialidades naturais e vulnerabilidades sociais (2022); Relevo, Paisagem e a Tecnologia da Informação (2022); Tempo de GEO ( 2019); América Latina: sociedade e meio ambiente (2008); Oficina de textos( 2006)Geo do Brasil ( 1996); Geomorfologia, Ambiente e Planejamento (1990); ele possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também obteve seu mestrado e doutorado. Suas áreas de atuação incluem geografia física, geomorfologia e estudos sobre o uso e ocupação do solo.

Dr. Jurandyr tem contribuído significativamente para o entendimento das dinâmicas entre os ambientes naturais e a intervenção humana, realizando pesquisas que enfocam a relação entre os biomas e as atividades antrópicas. Ele é autor de diversas publicações científicas em periódicos de alto impacto e tem participado ativamente de congressos e seminários tanto nacionais quanto internacionais.

Seu trabalho também envolve orientações de teses e dissertações, onde tem formado novas gerações de geógrafos e pesquisadores. A partir de sua experiência prática em campo, especialmente nas regiões de transição entre diferentes biomas, suas investigações oferecem uma perspectiva crítica sobre as consequências socioambientais das mudanças provocadas pelo ser humano.

Além disso, Prof. Jurandyr é um ativo membro de sociedades científicas e comitês editoriais, contribuindo para o avanço da pesquisa e do conhecimento na área de Geografia.

Atividade Científico-Cultural: Uma Imersão na Natureza

Além das palestras e mesas-redondas com representantes universidades como UERJ, UFJF, UNICAMPO, UNEMAT, UFFS e UFMG, o IDAGERESE 2024 contará com uma atividade científica-cultural: uma visita técnica às áreas de pesquisa do PPGEO-UFR, situadas na região de transição entre os biomas Cerrado e Pantanal. Os participantes terão a oportunidade de explorar os territórios dos municípios de Rondonópolis, Juscimeira, Jaciara, São Lourenço de Fátima, Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço, promovendo uma imersão nas questões ecológicas e socioambientais que permeiam essas regiões.

Inscrições Abertas e Gratuitas

As inscrições para o seminário são gratuitas e estarão abertas até o dia do evento, permitindo a participação de estudantes, pesquisadores e profissionais interessados nas temáticas abordadas.

Participe deste importante seminário e contribua para as discussões sobre o futuro dos nossos geossistemas e suas repercussões na sociedade. Para mais informações e inscrições, visite o site da Universidade Federal de Rondonópolis.

Data: 07 a 12 de outubro de 2024
Local: Universidade Federal de Rondonópolis
Inscrições: Gratuitas até o início do evento através do link https://www.eventweb.com.br/idagerese/home-event/

Junte-se a nós para um diálogo construtivo sobre o meio ambiente e a sociedade!