Parceria viabiliza participação de alunos da UFR no programa Mesário Voluntário

Por Thiago Cardassi Publicado em: 08/07/2024 15:07 | Última atualização: 08/07/2024 16:07

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) assinou um termo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) viabilizando a participação voluntária de estudantes da instituição no programa Mesário Voluntário. O programa possibilita que os estudantes atuem como auxiliares da Justiça Eleitoral, convertendo a carga horária trabalhada em horas de atividades complementares.

O objetivo do Mesário Voluntário é diminuir as dificuldades enfrentadas pela Justiça Eleitoral em convocar pessoas para a composição da mesa receptora de votos. Desta forma, a ação promove o treinamento e capacitação de voluntários para que possam atuar como mesários durante as eleições.

Os interessados em participar do projeto devem realizar as inscrições por meio do sítio eletrônico https://www.tre-mt.jus.br/ ou pessoalmente no dia 16 de julho, durante a divulgação do programa que será realizada por servidores dos Cartórios Eleitorais no saguão do bloco A durante os três períodos.

O estudante selecionado fará uma jornada de 5 horas de treinamento e 11 horas de trabalho eleitoral, a ser realizado no dia do pleito, totalizando 16 horas de trabalho. Esta carga horária será contada em dobro quando convertida em horas complementares. Portanto, o estudante que cumprir toda programação terá direito a um certificado de 32h. Se houver segundo turno, os auxiliares que atuaram no primeiro turno estão automaticamente convocados para trabalhar no segundo, com a correspondente carga horária de trabalho, mas sem treinamento.

Além de colaborar com a Justiça eleitoral, os estudantes que forem convocados como mesário terão outros benefícios como direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado, auxílio alimentação para o dia da eleição, vantagem no critério de desempate em concursos públicos. Veja a seguir o vídeo de divulgação da campanha: