Extensão

UFR oferece oficina de teatro gratuita para toda comunidade

Por Thiago Cardassi Publicado em: 24/05/2024 12:05 | Última atualização: 24/05/2024 12:05

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) está com inscrições abertas para a oficina de iniciação às artes cênicas com o grupo Teatrando. O projeto é gratuito e livre para participação de toda comunidade maior de 16 anos. As aulas são realizadas no campus da universidade nas sextas-feiras, das 17h às 20h e sábados, das 13h às 17h. A iniciativa da ação é da Secretaria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (SACEL/UFR).

O projeto de teatro da UFR tem como objetivo aproximar pessoas interessadas nas artes cênicas e que desejam conhecer ou aprimorar técnicas teatrais. A instrutora do grupo, Nathânia Carbonato, explica que as práticas são orientadas para que os participantes possam desenvolver habilidades comunicativas, de interação pessoal, trabalho em equipe, postura e de oratória. “Todos aqueles que precisam travar ali uma batalha com a timidez e lidar com essas habilidades que ainda não estão totalmente desenvolvidas de comunicação. Mas também é um ótimo lugar para iniciar nesse processo de se encontrar como ator e como atriz”, afirma a professora.

Marco Carpin é participante do projeto. Ele conta que buscou o teatro em um momento conturbado de sua vida e que encontrou no projeto as respostas que procurava. “As oficinas me possibilitaram o aprimoramento como ator e como ser humano, exercitando a minha capacidade de expressão e desenvoltura artística. No lugar de alguém que nunca havia estado em um palco rodeado por artistas, é no mínimo gratificante perceber que além de uma nova paixão (o teatro) eu ganhei uma nova família”.

A oficina de iniciação às artes cênicas da UFR é gratuita e não é necessário fazer inscrição, bastando comparecer aos ensaios. Ao final do semestre será emitido um certificado para comprovar a participação nas atividades. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato com o telefone e whatsapp (66) 3410-4081.

Fotos do espetáculo “O despertar da Privamera”

Grupo apresenta espetáculo na próxima semana

Na próxima terça-feira (28), às 19h, o grupo Teatrando apresenta o espetáculo cênico “A roda viva da vida”. A entrada é gratuita e a apresentação será realizada no prédio do NEATI, no campus da Universidade Federal de Rondonópolis. A entrada é permitida apenas para maiores de 16 anos.

Dirigida por Henrique Teixeira, com texto de Apolo Dracullia e produzido pelo coletivo Patologia Cênica, a peça conta a história de superação de jovens durante os anos de ditadura militar no Brasil ao mesmo tempo em que enfrenta dilemas sobre amor, amizade e lealdade (confira a sinopse abaixo).

“A roda viva da vida” é estrelado por Nathânia Carbonato, Lucas Inácio, Apolo Dracullia, Nicolas Jacoby, Joici Fernandes, Ronald Robert; e Marco Carpin.

SINOPSE:

1975, Brasil. A censura imposta pelo regime militar no país torna-se crescente após a promulgação do AI-5. Artistas são perseguidos, grupos de resistência caçados e a população jovem está em constante perigo de vida.

Em a A Roda Viva da Vida iremos acompanhar a história de um grupo de amigos, que se vê sobre a sombra do regime e enfrenta os dilemas da época sobre amor, amizade e lealdade. Maria Rosa é apaixonada por Pedro, que por sua vez está envolvido com um movimento de resistência. Lucas é um exímio escritor apaixonado por Jhon, que por sua vez, tem medo das consequências desse relacionamento.

Com um fervor crescendo nos subúrbios por uma revolução, esses jovens, serão confrontados pela cruel realidade daquela época. Um tempo, onde, cicatrizes e lembranças é tudo o que sobra quando a roda viva da vida gira.