UFR celebra Dia do(a) profissional de letras

Por Thiago Cardassi Publicado em: 21/05/2024 12:05 | Última atualização: 21/05/2024 12:05

Neste terça-feira (21), celebra-se o Dia do(a) profissional de letras, data que homenageia os(as) profissionais que se dedicam ao estudo, análise e domínio da linguagem e da literatura, explorando suas estruturas, significados e usos. Os(as) profissionais de letras têm um profundo conhecimento das normas gramaticais, da sintaxe, da semântica e de outros aspectos linguísticos, o que lhes permite comunicar-se de forma clara, precisa e eficaz. Além disso, desempenham um papel importante na tradução e na interpretação de diferentes idiomas, permitindo a comunicação entre pessoas de diferentes culturas e contextos linguísticos.

As habilidades do(a) graduado(a) em letras em empregar a linguagem escrita de forma eficiente contribui para a disseminação de conhecimento, para a construção de opiniões e a formação de uma sociedade mais informada e consciente. Por esta razão, estes(as) profissionais também possuem espaços de atuação em jornais e redação, atuando como editores, pauteiros e revisores. No campo da arte, eles(as) apresentam competências para atuar como escritores(as) e críticos(as) literários(as) que trabalham as palavras como forma de expressão artística, emocional e criativa. Seja na criação de obras literárias ou na análise e interpretação de textos, eles(as) são responsáveis por promover a cultura e reflexões a respeito da condição humana.

Na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), existem dois cursos de graduação na área: 1) Letras – língua portuguesa e 2) Letras: língua e literaturas de língua inglesa. Para além de suas especificidades, ambos os cursos tem como objetivo a formação de educadores linguísticos críticos, envolvidos com a produção e socialização do saber linguístico-discursivo e literário, e com a atuação profissional permeada pelo compromisso ético-político diante das exigências decorrentes das transformações sociais, culturais e políticas do Brasil e do mundo atual e suas repercussões no contexto regional.

Os cursos foram pensados para propor a formação de um profissional que seja capaz de demonstrar habilidades para articular a expressão linguística e literária, com os sistemas de referência, em relação aos quais os recursos expressivos da linguagem se tornem significativos. Além disso, por se tratarem de licenciaturas, os cursos também desenvolvem competências para a docência, de forma que o graduado possa ensinar habilidades de leitura, escrita, interpretação de textos e literatura, preparando os estudantes para se tornarem cidadãos críticos e capazes de se comunicar de forma efetiva.

No cenário atual, em que a comunicação digital tem se tornado cada vez mais presente, os(a) profissionais de letras enfrentam desafios e oportunidades únicas. Eles se adaptam às novas tecnologias e plataformas digitais, encontrando formas inovadoras de compartilhar suas palavras e conectar-se com um público global. Desta forma, é fundamental reconhecer e valorizar este trabalho que contribui para a preservação da linguagem, enriquecimento cultural e a promoção da comunicação eficaz.