Nova direção do ICAT toma posse do cargo

Por Thiago Cardassi Publicado em: 14/05/2024 13:05 | Última atualização: 14/05/2024 13:05

As novas diretoras do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas (ICAT) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) tomaram posse de seus cargos em cerimônia realizada na última sexta-feira (10). A nova diretora será a professora Carla Heloisa Avelino Cabral, docente do curso de Zootecnia da UFR, e a professora Maria da Conceição Trindade Bezerra e Oliveira, do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. O ICAT é uma das unidades acadêmicas da UFR, implantado em 12 de dezembro de 2008, por meio da Resolução CD nº 47 da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), alavancando o desenvolvimento tecnológico e educacional de Rondonópolis e região nas áreas de Ciências Agrárias e Engenharia.

Carla Heloisa Avelino Cabral possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Consultora em controle de qualidade na indústria de alimentos para animais e registro de produtos e estabelecimentos (2006-2012). Desde 2013 é professora do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Universidade Federal de Rondonópolis, responsável pelas disciplinas de Fisiologia Animal, Fisiologia da Digestão, Análise de Alimentos e Produção de Rações e Suplementos. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/UFR desenvolvendo trabalhos na área de produção de bovinos em pastejo

Maria da Conceição Trindade Bezerra e Oliveira é Graduada em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Doutora em Engenharia Agrícola e de Biossistemas pela Iowa State University (2019). Auditora habilitada para o Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras. Atualmente é Professora Adjunta no Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Desenvolve atividades nas áreas de Meio Ambiente com ênfase em energia de biomassa, resíduos sólidos e aproveitamento energético, como também atua na área de armazenamento e processamento de produtos agrícolas. Atua também como professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental (PPgGTA).

Durante a cerimônia, as antigas diretoras do ICAT, professora Niedja Marizze Alves Leal e professora Marcia Moreira Medeiros, foram homenageadas pelo trabalho a frente do instituto durante a última gestão.