UFR celebra Dia do zootecnista com Semana acadêmica do curso

Por Thiago Cardassi Publicado em: 13/05/2024 17:05 | Última atualização: 13/05/2024 17:05

Nesta segunda-feira, 13 de maio, a Universidade Federal de Rondonópolis celebra o Dia Nacional do Zootecnista. A data escolhida foi instituída no calendário nacional a partir da Lei nº 13.596, de 5 de janeiro de 2018, e remete à aula inaugural do primeiro curso superior de zootecnia no Brasil, realizada na Faculdade de Uruguaiana (RS), em 13 de maio de 1966. A coordenação do curso aproveitou a data para realizar a Semana acadêmica de zootecnia, homenageando todos os profissionais da área.

A abertura do evento contou com uma acolhida aos ingressantes, apresentação dos docentes, dos membros do Centro Acadêmico e da atlética. Em seguida, ocorreu um bate papo com os egressos do curso e uma moção de aplausos aos professores mais antigos. A programação da Semana Acadêmica de Zootecnia continua até sexta-feira (17) e oferecerá diversas atividades e palestras segmentadas por área de atuação profissional. Confira o cronograma no final do texto.

Na Universidade Federal de Rondonópolis, a graduação em Zootecnia iniciou as atividades no ano de 2002, completando 22 anos de existência em 2024. O curso abrange diversos campos dos saberes. Entre eles, destaca-se a atividade pecuária destinada à criação de gado de corte e leiteiro (bovinocultura), a criação de búfalos (bubalinocultura), cavalos (equideocultura), aves de corte e postura (avicultura), peixes (piscicultura), porcos (suinocultura), cabras (caprinocultura), ovelhas (ovinocultura), abelhas (apicultura) e a criação de animais silvestres. Estas culturas estão presentes em praticamente todos os municípios do estado de Mato Grosso, apresentando forte impacto econômico. Deste modo, a figura do profissional zootecnista surge como um dos principais agentes capazes de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região centro-oeste.

O dia 13 de maio é uma data para comemorar este profissional que atua em todos os setores da produção, desde a nutrição, melhoramento genético, reprodução até chegar à administração do empreendimento rural. Os zootecnistas são capacitados para o desenvolvimento sustentável, aperfeiçoamento da qualidade, conservação e gerenciamento de animais e produtos de origem animal. Seus conhecimentos englobam o controle dos aspectos de ordem econômica, equilíbrio ambiental, respeito à biodiversidade e bem-estar animal, de modo a melhorar a produtividade do agronegócio.