UFR promove evento para acolhimento e orientação de novos servidores

Por Thiago Cardassi Publicado em: 09/05/2024 17:05 | Última atualização: 09/05/2024 17:05

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promoveu um evento especial para realizar o acolhimento e ambientação dos novos servidores da instituição. Na última sexta-feira (3), docentes e técnicos administrativos recém ingressantes receberam orientações a respeito das rotinas, direitos e deveres do serviço público federal e conheceram a estrutura de funcionamento da UFR. A ação foi organizada e conduzida pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

Pela manhã, os servidores foram recebidos pela pró-reitora de gestão de pessoas, Ludiele Castro, com uma mensagem de boas-vindas. Na sequência, uma série de palestras instrumentalizam os presentes a respeito da estrutura organizacional da universidade, o funcionamento dos programas de extensão, a previdência e o detalhamento da carreira dos técnicos administrativos em educação. Na parte da tarde foram apresentados os sistemas da instituição, as ações da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), a carreira dos docentes, terminando em uma fala de encerramento.

O gerente de desenvolvimento de competências, professor Alcindo Rosa, explica que com a chegada dos novos servidores a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) e a DSQV têm organizado atividades com o propósito de bem recebê-los. O professor explica que este é um trabalho de capacitação que começa desde a preparação dos candidatos para a posse, mas que envolve uma série de encontros com o objetivo que familiarizá-los com as particularidades do serviço público. Além do evento de acolhimento, outras ações já estão programadas para as próximas semanas.

Nesta quarta-feira (8), ocorreu uma palestra sobre saúde e segurança do trabalho, mas já estão planejados o workshop de iniciação dos servidores técnicos e docentes à extensão, uma palestra sobre as expectativas dos servidores em seu ambiente de trabalho, e o workshop de iniciação dos servidores técnicos e docentes à pesquisa.

Alcindo Rosa afirma que a iniciativa foi bem recebida pelos novos servidores que manifestaram sua opinião sobre o momento por meio de uma dinâmica de nuvem de palavras. De acordo com os presentes, as palavras mais relacionadas com a atividade foram: esclarecedor, acolhedor, conhecimento, integração e satisfação.