GREVE: Categoria docente decide manter estado de mobilização permanente na Universidade Federal de Rondonópolis

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 10/04/2024 08:04 | Última atualização: 10/04/2024 08:04

Na tarde do dia 08 de abril de 2024, às 15h, no anfiteatro da Universidade Federal de Rondonópolis, ocorreu uma assembleia geral da categoria docente, com o intuito de discutir pautas relevantes para a comunidade acadêmica. Durante o encontro, uma decisão crucial foi tomada, impactando diretamente o rumo das ações sindicais: a não aprovação da deflagração da greve para o dia 15 de abril de 2024.

A deliberação da categoria docente revela uma estratégia de luta clara: a manutenção do Estado de Mobilização Permanente. Essa decisão reflete o comprometimento dos professores da Universidade Federal de Rondonópolis em buscar melhores condições de trabalho e em pressionar o governo federal a negociar as pautas protocoladas.

Estado de Mobilização Permanente: Uma Estratégia de Luta

O Estado de Mobilização Permanente implica em um engajamento constante da categoria docente em torno das demandas e reivindicações apresentadas. A decisão de não deflagrar greve no momento, mas sim manter-se mobilizados, evidencia uma abordagem estratégica e ponderada por parte dos professores.

Ao optar por essa forma de protesto, os docentes da Universidade Federal de Rondonópolis buscam não apenas chamar atenção para suas reivindicações, mas também criar um ambiente propício para o diálogo e a negociação com as instâncias governamentais.

Pautas Protocoladas: Uma Agenda de Reivindicações

As pautas protocoladas pela categoria docente abrangem uma série de questões pertinentes ao ambiente acadêmico e ao exercício profissional dos professores. Entre elas, destacam-se demandas relacionadas a melhorias salariais, condições de trabalho adequadas, investimentos na infraestrutura da universidade, entre outros aspectos fundamentais para o pleno desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Compromisso com a Comunidade Acadêmica

A decisão da categoria docente da Universidade Federal de Rondonópolis de manter o Estado de Mobilização Permanente reafirma o compromisso dos professores com a qualidade do ensino superior público e com o bem-estar da comunidade acadêmica como um todo. Essa postura reflete não apenas a preocupação com as condições de trabalho dos docentes, mas também com a excelência acadêmica e o fortalecimento da universidade enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão.

Conclusão

A não aprovação da deflagração da greve e a decisão de manter o Estado de Mobilização Permanente pela categoria docente da Universidade Federal de Rondonópolis evidenciam uma postura estratégica e determinada na busca por melhores condições de trabalho e no enfrentamento das demandas enfrentadas pela comunidade acadêmica. Neste contexto, reforça-se o compromisso dos professores com a defesa da educação pública de qualidade e com o fortalecimento da universidade enquanto espaço de produção de conhecimento e transformação social.