PROPGP: UFR integra Rede Bionorte para ofertar o curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 29/02/2024 16:02 | Última atualização: 01/03/2024 08:03


A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGP), passou a integrar como instituição partícipe da Rede Bionorte com a oferta do curso de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPG-BIONORTE). Instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, pela Portaria MCT nº 901, de 04 de dezembro de 2008, a Rede Bionorte congrega instituições da Amazônia Legal com o intuito de acelerar a formação de pessoas e de integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. Para a UFR, a Coordenação Estadual de Mato Grosso, representada pelo Prof. Dr. Evandson José dos Anjos Silva (UNEMAT), disponibilizou cinco vagas para o credenciamento de docentes.

Acesse aqui o edital e as devidas instruções para os interessados. As inscrições ocorrerão no período de 11 de março a 12 de abril de 2024. A coordenação do curso na UFR será divulgada posteriormente ao processo seletivo dos docentes da instituição que farão parte do curso de doutorado Rede Bionorte.
A Profa. Dra. Edna Maria Bonfim-Silva, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFR, ressaltou a importância da integração à Rede Bionorte para a implementação do Programa de Pós-Graduação em nível de Doutorado na área de Biodiversidade e Biotecnologia. Segundo a Pró-reitora a adesão ao programa de doutorado encontra-se em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFR. Adicionalmente, essa integração viabiliza a ampliação da disponibilidade desse programa para os municípios do interior, promovendo o fortalecimento da pesquisa em setores estratégicos aptos a atender às demandas específicas das diversas regiões do estado de Mato Grosso.