CAPES: ICHS aprova duas propostas para o Programa Nacional de Fomento de Equidade de Professores da Educação Básica

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 21/02/2024 17:02 | Última atualização: 21/02/2024 17:02

O Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica é uma iniciativa do governo brasileiro que visa promover a igualdade de oportunidades na formação de professores da educação básica, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. Este programa busca reduzir as desigualdades sociais e regionais na formação de professores, incentivando a formação de profissionais qualificados em todas as regiões do país

Neste sentido, o Parfor Equidade é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) que visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos.

Segundo a publicação do edital, disponibilizado no dia 19 de fevereiro de 2024, a Universidade Federal de Rondonópolis, através do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), obteve duas propostas aprovadas, sendo elas em “Licenciatura Intercultura Indígena” (acesse a Portaria) e em “Licenciatura em Educação Especial Inclusiva” (acesse a Portaria), ambas ofertando 30 vagas para cada projeto.

Ambos os cursos terão início em 31 de agosto e a partir de 18 de março iniciará a seleção e matrícula dos alunos.

Parabenizamos os servidores envolvidos na elaboração das propostas!

Mais informações pelo email ichs@ufr.edu.br