Estudantes da UFR participam de campeonato de líderes de torcida

Equipe ficou classificada em segundo lugar de sua categoria. Estudantes agradecem apoio.
Por Thiago Cardassi Publicado em: 18/12/2023 16:12 |
Estudantes celebram vitória no CheerFest Championship

Estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participaram do campeonato nacional CheerFest Championship, realizado em São Bernardo do Campo- SP, nos dias 2 e 3 de dezembro. Ao todo, 136 equipes estiveram envolvidas na disputa do torneio, considerado o maior evento de líderes de torcida no Brasil. O time da UFR ficou classificado em segundo lugar na categoria Universitário Coed Nível 1.

O treinador da equipe de líderes de torcida da UFR, Pedro Junior, celebrou o bom desempenho do time. “Com grande honra, pudemos voltar para casa com um lindo troféu de vice campeão nacional ao lado de grandes universidades de muito renome brasileiro no esporte. Como treinador não tem palavras para descrever tamanha emoção”, comemorou.

Nesta competição, as equipes de líderes de torcida são separadas em categorias escolar universitário, e All-Star. Essas incluem níveis que variam do 1 ao 7, assim como categorias específicas para grupos, duplas ou equipes mistas. Entre os competidores estavam times nacionais e internacionais do Chile e Equador.

As disputas ocorrem por meio da execução de rotinas coreografadas que geralmente incluem elementos como acrobacias, pirâmides, sequências acrobáticas no chão, dança, saltos e gritos de apoio. Cada equipe tem um tempo determinado para apresentar sua rotina diante dos juízes que avaliam a dificuldade técnica, sincronia, habilidades individuais, expressão facial, criatividade coreográfica, entre outros aspectos. A pontuação é atribuída com base na execução geral desses elementos.

O gerente de esportes da Secretaria de Assuntos Comunitários (SAC), Elizeu Cleber dos Santos França, revela que o time da UFR foi criado há apenas 4 meses, mas já participou do campeonato com o treinamento dado pelo instrutor da universidade. “Vale ressaltar que dos 15 atletas quase metade deles não tinham nenhuma experiência com o esporte, mas ainda assim foram capazes desse feito, isso nos mostra o potencial que a UFR e seus alunos têm de despontar nos esportes”, afirmou o gerente.

A estudante Larissa Ribeiro conta que participar do time de líderes de torcida é uma realização que proporcionou uma série de melhorias em sua qualidade de vida. “Praticar esportes traz muitos benefícios e com o cheer não é diferente. Melhorou meu condicionamento físico, minha concentração nas aulas, ajudou na minha saúde mental e até minha alimentação eu melhorei por conta dele”, conta a aluna que elogiou a capacitação técnica oferecida pela universidade. Para o próximo ano, Larissa está na expectativa da continuidade do projeto, dos investimentos e da evolução da equipe.

Para 2024 eu espero que a UFR possa continuar nos dando condições de treinar com quem sabe o que faz, com um coach responsável e comprometido com o seu trabalho. Que possa ser investido em equipamentos para a evolução da equipe e como uma forma de atrair mais alunos para esse esporte que só tem crescido em todas as universidades do Brasil. ” Larissa Ribeiro (Capitã)

O estudante Matheus Liberato, capitão do time das Valquírias, agradeceu o apoio da instituição e do treinador da equipe. Além disso, aproveitou a oportunidade para homenagear a memória da estudante do curso de psicologia, Ana Clara Benevides, falecida há algumas semanas. Matheus conta que foi ela, junto de outros colegas que trouxeram o esporte para a UFR por meio das Valquírias Cheers, servindo de base para o time atual. “Eu me sinto na obrigação de agradecer […]. Obrigado por tudo, Ana! Tenho certeza que você viu tudo aí de cima, e está muito feliz pelos nossos feitos. Descanse em paz”, concluiu o capitão em respeito a lembrança da colega.