UFR celebra Dia dos servidores públicos

Por Thiago Cardassi Publicado em: 27/10/2023 16:10 |

Neste sábado, 28 de outubro, celebra-se em todo território nacional o Dia do servidor público. A data possui o objetivo de homenagear e reconhecer a importância dos profissionais que possuem vínculo de trabalho com órgãos e entidades governamentais, dedicando suas vidas à manutenção das mais variadas áreas da administração pública nacional.

A data foi escolhida em razão da publicação do Decreto-lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, ainda durante o governo do presidente Getúlio Vargas, que regulamentou o funcionamento do serviço público no Brasil. Poucos anos depois, o decreto-lei nº 5.936, definiu a data de forma oficial para homenagear os servidores públicos do país.

As tarefas desempenhadas por este profissional são fundamentais para o bom funcionamento dos serviços que o Estado oferece aos cidadãos. São os servidores públicos que trabalham para garantir que os serviços essenciais sejam prestados a todos, independentemente de sua origem, classe social ou situação econômica. Neste sentido, desempenham um importante papel na construção e manutenção de uma sociedade mais justa, igualitária e funcional.

O padrão de conduta exigido pela lei dos servidores públicos demanda comprometimento, integridade, ética e profissionalismo, uma vez que as rotinas de trabalho frequentemente incluem desafios complexos, com orçamentos limitados, regulamentações rigorosas, grandes responsabilidades e demandas crescentes da população. Deste modo, os servidores públicos estão diretamente comprometidos com a missão de servir ao público e executar com qualidade as funções determinadas pelo cargo que ocupa.

A Universidade Federal de Rondonópolis é uma instituição dirigida e mantida pelo trabalho conjunto de servidores públicos federais que possuem um firme compromisso com a educação gratuita, inclusiva e de qualidade, buscando por meio de ações e esforços contínuos fortalecer os valores necessários para a formação de cidadãos e profissionais aptos a contribuir para uma sociedade melhor.

Neste dia, a UFR faz questão de lembrar que os servidores públicos não trabalham apenas para o governo, mas que, na prática, todas as suas funções estão direcionadas para o atendimento e valorização da comunidade acadêmica. O trabalho de nossos profissionais docentes e técnicos administrativos são dedicados ao planejamento, criação e execução de estratégias de trabalho orientadas para a promoção de um ambiente propício à educação cidadã, crítica, científica e empreendedora, capaz de fornecer instrumentos que sirvam de facilitadores para a emancipação profissional e social de nossos estudantes.

Esta missão só é possível de ser concretizada a partir do trabalho conjunto das servidoras  e servidores públicos desta instituição. Por este motivo, a Universidade Federal de Rondonópolis celebra e agradece a todos aqueles profissionais que, de forma exemplar, trabalham arduamente no bom funcionamento de nossa universidade e que, juntos, fazem dela mais forte, eficaz, e socialmente referendada. A cada um de vocês, nosso muito obrigado!