CADEIA DE VALOR
Em 1985, Michael Porter apresentou o conceito de cadeia de valor, que consiste no conjunto de atividades realizadas durante a produção para garantir a entrega do produto ao cliente de maneira eficiente e engloba atividades primárias e de apoio desempenhadas por uma organização.
Através da cadeia de valor é possível aprimorar a gestão dos processos, uma ferramenta fundamental para cumprir com os requisitos de governança. Enquanto Porter se concentra nas atividades primárias e de suporte, o BPM CBOK (2019) traz três tipos de processos de negócios: processos primários, processos de suporte e processos de gestão.
- Processos primários: são processos de ponta a ponta, multifuncionais que entregam valor diretamente aos clientes. Esses processos compõem uma cadeia de valor, onde cada etapa agrega valor à etapa anterior medida por sua contribuição para a criação ou entrega de um produto ou serviço, entregando valor aos clientes.
- Processos de Apoio: são projetados para apoiar processos primários, muitas vezes gerenciando recursos e/ou infraestrutura exigidos pelos processos primários. A principal diferença entre suporte e processos primários é que os processos de apoio não entregam diretamente valor aos clientes. O fato de os processos de suporte não entregarem diretamente valor aos clientes não significa que eles não sejam importantes para a organização. Os processos de apoio podem ser críticos e estratégicos para as organizações, pois influenciam diretamente a capacidade de uma organização de executar efetivamente os processos primários.
- Processos de gestão: são utilizados para medir, monitorar e controlar as atividades empresariais. Os processos de gestão garantem que um processo primário ou de apoio atenda às metas operacionais, financeiras, regulatórias e legais. Os processos de gestão não agregam diretamente valor aos clientes, mas são necessários para garantir que a organização opere de forma eficaz e eficiente.
Neste contexto, foi criada a cadeia de valor da UFR que demonstra seus processos de gestão, processos primários e processos de apoio, atuando integradamente para entregar resultados à sociedade. Foi apresentada ao Comitê de Governança no dia 29 de maio de 2024 e, após ajustes, foi aprovado na reunião realizada no dia 04 de julho de 2024, conforme processo SEI nº 23853.003160/2024-51.
Link de acesso à Cadeia de Valor da UFR: Cadeia de Valor da UFR
MODELO DE NEGÓCIO
Um modelo de negócio é a representação do processo pelo qual uma organização cria, entrega e captura valor. Ele descreve de que forma o negócio se conduz, investe e ganha dinheiro de forma a gerar valor. O conceito de modelo de negócio engloba várias formas de abordagens, que podem variar de descrições mais informais a estruturas mais detalhadas, com o intuito de ilustrar os elementos fundamentais de uma organização como o seu propósito, processo de negócio, clientes-alvo, estratégias, processos e diretrizes.
Neste contexto, foi criado o modelo de negócio da UFR para demonstrar como a Universidade emprega seus recursos (humanos, infraestrutura e financeiros), em seus processos internos, resultando na prestação de serviços de qualidade para o benefício da sociedade, por meio de atividades como ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo, internacionalização e assistência estudantil.
O modelo de negócio foi apresentado ao Comitê de Governança no dia 29 de maio de 2024 e, após validação das informações pelas unidades e ajustes necessários, foi aprovado na reunião realizada no dia 04 de julho de 2024, conforme processo SEI nº 23853.003160/2024-51.
Link de acesso ao Modelo de Negócio da UFR: Modelo de Negócio da UFR