Formas de Ingresso na UFR

Por William Reis Publicado em: 20/01/2020 15:01 | Última atualização: 09/04/2021 18:04

A Universidade Federal de Rondonópolis prevê diversas maneiras de ingresso de estudantes na instituição. Seja como aluno, estudante especial, técnico ou professor, a UFR está de portas abertas para aqueles que desejam construir junto conosco uma universidade melhor e mais forte.

 

GRADUAÇÃO

Os interessados em cursar uma graduação presencial e gratuita encontrarão 19 opções de cursos disponíveis na UFR com expectativa de expansão em breve. Nossa universidade não possui um vestibular próprio, portanto, as principais formas de ingresso na graduação são as seguintes:

Sistema de Seleção Unificada (SiSU) – A UFR ofereceu, para o ano de 2020, 1147 vagas em 19 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento através do Sistema de Seleção Unificada. Para inscrever-se no Sisu os candidatos devem ter realizado o Enem de 2019 e obtido na redação nota que não seja zero. Confira o site do Sisu para mais informações sobre as datas e procedimentos de inscrição no programa.

 

Transferência Facultativa – A transferência é um processo seletivo destinado a ocupar vagas ociosas, de acordo com as possibilidades de atendimento dos cursos. Consulte o calendário acadêmico e verifique em qual data será publicado o Edital de Transferência Facultativa. Fique atento à publicação e, uma vez realizada, estude cuidadosamente as normas do edital e faça a sua inscrição no processo.

Portador de Diploma – Direcionada para pessoas que já possuem graduação concluída com diploma de nível superior. Este processo ocorre quando há vagas remanescentes do processo de transferência facultativa. As vagas restantes serão oferecidas para matrícula de portadores de diploma de curso de graduação, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação brasileiro.

Compulsória – É a matrícula obrigatória de aluno decorrente de transferência de servidores públicos ou seus dependentes, em razão de mudança do local de trabalho, no interesse da administração pública, dar-se-á na forma da legislação em vigor.

 

PÓS-GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Rondonópolis possui 13 cursos de pós-graduação, sendo 6 programas de mestrado, 5 especializações e 2 residências.  Acesse a página com a relação dos cursos e depois a programação de cada um deles, pois cada curso tem datas e formas de seleção diferenciados. Cada programa estipula suas próprias regras de ingresso, porém todos os editais serão publicados com antecedência na aba Processos Seletivos e divulgados na seção de notícias do site.