Mapa Estratégico
A construção do Mapa Estratégico da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR originou-se do modelo de Balanced Scorecard (BSC) desenvolvido pelos professores Robert S. Kaplan e David P. Norton, da Harvard Business School. O BSC é uma metodologia de gestão fundamentada em quatro princípios gerenciais:
- Traduzir os referenciais estratégicos em termos operacionais;
- Alinhar a organização à estratégia;
- Transformar a estratégia numa preocupação de todos;
- Converter a estratégia em um processo contínuo e mobilizar a mudança por meio da liderança executiva.
Conforme o Guia Técnico de Gestão Estratégica (2020), o mapa estratégico é um diagrama que representa, de forma visual, as relações de causa e efeito entre os objetivos, servindo para testar hipóteses e comunicar a estratégia para servidores e partes interessadas da organização.
Traduz também a missão, a visão e a estratégia da organização em um conjunto de metas que orientam o comportamento e o desempenho da organização. O objetivo do Mapa Estratégico é identificar e comunicar de forma clara e transparente, a todos os níveis de gestão e pessoal, o foco e a estratégia de ação escolhidos. Além disso, o Mapa Estratégico contribui para alcançar os resultados desejados, bem como apoia a alocação de esforços a fim de evitar a fragmentação de ações e recursos.
A partir do BSC que consta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR, o Mapa Estratégico da UFR foi elaborado e alicerçado nos pilares de ensino, pesquisa, extensão, e inovação e nas perspectivas da sociedade; processos internos; aprendizado e crescimento; e orçamento.
O Mapa Estratégico, parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi aprovado pelo Comitê de Governança da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR na reunião realizada no dia 22 de Novembro de 2024 e pelo Conselho Superior Universitário, por meio da Resolução CONSUNI/UFR Nº 138 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2024, conforme processo SEI nº 23853.014725/2024-25.