Evento

Por Maria Gabriela Sampaio Publicado em: 06/11/2023 09:11 |

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Secretaria de Relações Internacionais, participou do XVI Assembleia Geral e XIII Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras. O evento ocorreu em Genebra, na Suíça, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023, em parceria com a Université de Genève – UNIGE e a Escola Internacional de Genebra – Ecolint. A Assembleia e o Seminário Internacional contaram com a presença de representantes de instituições de Educação Superior, diplomatas, autoridades governamentais e representantes de organizações internacionais.

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras-GCUB completou 15 anos de atuação, e tem sido responsável, ao longo dos anos, por inúmeros projetos que promovem a cooperação internacional em diversas áreas do conhecimento, permitindo que alunos, professores e pesquisadores ampliem suas experiências acadêmicas e culturais.

A UFR, juntamente com outras universidades brasileiras participaram do evento para discutir os desafios da educação superior para a cidadania global. O evento teve como objetivo congregar reitores e representantes das áreas de relações internacionais, de universidades brasileiras e estrangeiras, para discussão de temas referentes à internacionalização na educação superior. O evento oportunizou a criação e o fortalecimento de networks interinstitucionais (nacional e internacional), inserção institucional no circuito de diplomacia e internacionalização.