UFR participa de pesquisa de Ranking de Universidades Empreendedoras
Estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) estão participando de uma pesquisa nacional para identificar as instituições de ensino superior que mais empreendem. O Ranking de Universidades Empreendedoras 2023 é organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). O objetivo da classificação é analisar o ecossistema das universidades a partir de suas práticas empreendedoras.
Esta é a primeira vez que a UFR participa desta seleção. O professor Fábio Nobuo Nishimura, diretor de empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico, explica que o bom posicionamento da universidade é importante porque promove a visibilidade da UFR, fortalece o eixo da política institucional de inovação e empreendedorismo e, com isso, o processo de implantação da cultura empreendedora na universidade.
O Ranking é estabelecido a cada dois anos, a partir da coleta e análise de dados provenientes de três fontes: pesquisa de percepção com discentes; informações autodeclaradas pelas universidades; e base de dados complementares. Neste processo são consideradas seis dimensões: cultura empreendedora, inovação, extensão, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro.
Nesta etapa, a Secretaria de Inovação e Empreendedorismo (SIE) está reunindo os acadêmicos para aplicação da pesquisa de coleta de dados que avalia a percepção dos discentes. Docentes, coordenadores e diretores de institutos estão sendo mobilizados para incentivar os estudantes a participar.