EaD

UFR é destaque em reunião técnico-acadêmica do Fórum de Coordenadores de IPES e Polos da UAB em Brasília

Elemento decorativo
Elemento decorativo Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 04/04/2025 11:04 | Última atualização: 04/04/2025 11:04

Entre os dias 1° e 3 de abril, os coordenadores gerais e/ou adjuntos da Universidade Aberta do Brasil estiveram reunidos na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Entre as diversas atividades programadas, houve a apresentação de alguns projetos como exemplos de inovação, e o Projeto de Incentivo à Criação de Ambiente de Iniciação Científica, Pesquisa, Extensão Universitária e Inovação – PICEI da UFR mereceu destaque.

O projeto, que prevê recurso no valor de R$ 40.000, foi apresentado no ano passado, em atendimento à NOTA TÉCNICA No 2/2024/CAPC/CGAPC/DED. Trata-se de fomento para apoiar o discente em sua inserção efetiva nas atividades de pesquisa, ensino, extensão e inovação de cursos pertencentes ao sistema UAB, o que representa uma oportunidade valiosa para o aprimoramento da formação, a permanência e a garantia de um profissional conhecedor dos problemas de sua realidade local.

A atual coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil na UFR, professora Ana Cristina Lobo Sousa, ressalta que o projeto foi feito ouvindo-se docentes do curso e alinhando-se à documentação institucional, especialmente o Estatuto. Nele, precisamente em seu Art. 2°,tem-se o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, que objetiva produzir conhecimento, ampliar e aprofundar a formação de cidadãos para o exercício profissional, para a reflexão crítica, para a redução de desigualdades sociais e para a solidariedade entre os povos.

O curso Agrocomputação, sob a coordenação do professor Eberson Omar Weschter, é uma oferta na modalidade educação a distância realizada nos polos de apoio presencial Barra do Bugres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Pontes e Lacerda e Primavera do Leste. Com o fomento, o estudante poderá participar de congressos, realizar projetos de extensão e ainda implementar iniciativas voltadas ao desenvolvimento profissional por meio de práticas de inovação e empreendedorismo, colaborando assim com o objetivo institucional de “integrar a região em que está inserida por meio do ensino, pesquisa, extensão, inovação e atividades de prestação de serviços”.

Elemento decorativo