Internacional

Internacionalização: Professor da UFR representa o Brasil em cooperação com o Egito, a China, e o Uruguai

Por Rodolfo Cassimiro de Araujo Berber Publicado em: 07/10/2024 08:10 | Última atualização: 07/10/2024 08:10

A Aliança de Organizações Científicas Internacionais (ANSO) é uma rede global fundada em 2018, composta por 37 instituições de ciência e educação de diversos países. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma das fundadoras da ANSO, que reúne academias de ciências nacionais, universidades, institutos de pesquisa e outras organizações internacionais. O objetivo central da aliança é abordar os desafios científicos mais urgentes, tanto regionais quanto globais, com foco especial em apoiar o fortalecimento científico do Sul Global por meio de parcerias e cooperação internacional. Além disso, a ANSO promove o desenvolvimento sustentável, alinhando suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com a implementação de projetos de ciência, tecnologia, inovação e capacitação.

No contexto do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (NURIMAT), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SECRI) e da Assessoria Internacional do Estado na China, teve um projeto aprovado por três anos. O projeto, intitulado “Understanding Ecology-Agriculture Interrelationship under Environmental Challenges and Developing Sustainable Production Models through Climate-Smart Agricultural Practices Combining Technology Intervention”, é liderado pelo Professor Zakaria Fouad Fawzy, do Agricultural and Biological Research Institute, National Research Centre, Egito. A iniciativa conta com a colaboração de cientistas renomados, como o Dr. Gu Baihe, do Instituto de Ciência e Desenvolvimento da Academia Chinesa de Ciências; o Professor Kunzheng Cai, da South China Agriculture University; o Dr. Tian Yan Baxter, do Global Environmental Institute; o Professor Álvaro Nuñez, da Faculdade de Veterinária da Universidade da República, Uruguai; e o Professor Domingos Sávio Barbosa, da UFR. O projeto é financiado com um aporte de 165 mil dólares americanos.

Para o Professor Domingos Sávio Barbosa, “O tema da pesquisa responde à crescente demanda global por produtos agrícolas de sistemas de produção sustentáveis. A equipe brasileira será responsável por avaliar os modelos de gestão de riscos ecológicos associados às práticas produtivas dos países envolvidos. Mato Grosso, como um dos maiores produtores mundiais de grãos, tem um enorme potencial para liderar essa transição para uma agricultura mais sustentável.” Segundo o Secretário de Relações Internacionais, Prof. Dr. Jofran Luiz de Oliveira, esta parceria representa um grande avanço no processo de internacionalização da UFR.