Estudantes e docentes da UFR promovem evento de acolhimento de calouros

Por Thiago Cardassi Publicado em: 16/05/2024 16:05 | Última atualização: 16/05/2024 16:05
Evento levou estudantes ingressos e veteranos para o Centro de Vivência da UFR

Na última quarta-feira (8), os ingressantes dos cursos de ciências humanas e sociais da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foram recepcionados durante o evento de acolhida promovido pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e o Laboratório de Práticas (LAPRAS). O planejamento da ação foi realizado em parceria construída entre acadêmicos veteranos e docentes dos cursos.

A acolhida ocorreu no período noturno, no espaço do Centro de Vivência da UFR. O ambiente foi decorado com estandes personalizados nos quais os veteranos apresentaram informações a respeito do funcionamento de cada uma das graduações para que os calouros pudessem conhecer as particularidades dos cursos do ICHS e alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. Foram apresentados projetos, maquetes e jogos interativos de forma a promover a integração entre os novos alunos. O Programa de Educação Tutorial PET – Conexão de saberes esteve presente divulgando as atividades do grupo.

Durante a programação da acolhida, os ingressantes foram recepcionados por outros acadêmicos e receberam as boas-vindas de coordenadores e direção do instituto. Em seguida, abordou-se a importância da arte na cultura universitária, dando início a uma série de apresentações artísticas com microfone aberto para todos os que se sentissem à vontade para se expressar.

Estudantes utilizaram o palco para se expressar cantando, tocando instrumento, declamando poemas e textos

A professora Talitta Freitas explicou que, inicialmente, a ideia era receber os calouros, mas que o evento tomou uma proporção muito maior. “Essa foi uma noite cheia de afetividades… A Acolhida foi pensada para ser um momento de trocas, de (re)conhecimentos e de celebração entre os sete cursos que compõem o maior Instituto da Universidade Federal de Rondonópolis. E foi uma noite regada à muita música, poesia, risos e artes por todos os lados”, comemorou a professora que coordena o programa PluriCast, projeto de extensão do Laboratório de Práticas (LAPRAS) que visa estabelecer novas formas de diálogos entre a universidade e a sociedade.

A diretora do instituto, professora Beatriz Feitosa, declarou estar muito satisfeita e grata com a participação de tantos estudantes e professores. “Nesta noite, além da interação de calouros e veteranos, a gente teve um verdadeiro exercício de interdisciplinaridade, de interação e sociabilidade. Isso nos deixa muito felizes, pois esse evento foi pensado desde o início junto dos nossos estudantes. Acredito que foi uma festividade de muita leveza, alegria e uma experiência democrática de compartilhamento de vivências”, afirmou a professora.