Inovação

Estudantes da UFR participam de formação estratégica para pilotos de drone

Por Thiago Cardassi Publicado em: 20/07/2022 14:07 | Última atualização: 20/07/2022 14:07

Estudantes da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) participaram do curso de formação para pilotos de drones oferecido pelo Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais e pelo Comando de Aviação da Polícia Militar do estado. Os acadêmicos viajaram até Belo Horizonte a convite dos policiais para realizar o treinamento, que teve enfoque em monitoramento ambiental e segurança estratégica.

Os estudantes Roberto Bueno, do curso de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, e Larissa Dall’Agnol, do mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental, ambos vinculados ao Laboratório de Geotecnologias do Núcleo de Produção e Conservação do Cerrado da UFR, receberam o convite em virtude do interesse demonstrado e dos conhecimentos prévios que possuíam a respeito de técnicas de operação com este tipo de aeronaves.

O conteúdo foi ministrado pelos próprios policiais que ensinaram técnicas avançadas de serviço de inteligência empregadas no monitoramento de crimes ambientais, juntamente à dinâmicas operacionais e utilizações estratégicas de drones, tal como os diferentes tipos de aeronaves, a altura de voo, e os recursos necessários para este tipo de investigação. O curso é tradicionalmente ofertado apenas a membros da corporação, uma vez que se trata de um conteúdo programático voltado para a segurança pública e formação de Pilotos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), popularmente conhecidos como drones.

A oportunidade surgiu a partir da convergência de interesses entre os membros do Centro de Educação e Inteligência Ambiental (CEIA), parceria existente entre a Universidade Federal de Rondonópolis, Polícia Militar de Proteção Ambiental de Mato Grosso (PMPA) e o Ministério Público do Estado do estado (MP-MT).

O coordenador do CEIA e secretário de inovação e empreendedorismo da UFR, professor Normandes Matos da Silva, considera esta capacitação estratégica já que apoiará projetos de desenvolvimento tecnológico que ocorrem no âmbito deste espaço estratégico, criado em 2021, com o objetivo de promover a capacitação de profissionais para atuação no setor ambiental, contribuindo para o aumento dos índices de efetividade em ações de fiscalização e monitoramento de casos de desmatamento, incêndios florestais e poluição no Cerrado e Pantanal que ocorram na área de jurisdição da Polícia Militar do estado de Mato Grosso.

Para conhecer mais informações sobre o Centro de Educação e Inteligência Ambiental (CEIA) e a Secretaria de inovação e empreendedorismo (SIE) da UFR, clique neste endereço eletrônico para acessar a página do programa.