Empreendedorismo

Estudantes criam primeira empresa-júnior da UFR

Alunos do curso de Ciências Econômicas criaram prestadora de serviços financeiros para micro e pequenas empresas
Por Thiago Cardassi Publicado em: 03/06/2022 16:06 | Última atualização: 03/06/2022 17:06

Acadêmicos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) formalizaram a criação da primeira Empresa Júnior do campus universitário. A iniciativa complementa a formação profissional dos acadêmicos e consolida o processo de ampliação das áreas de inovação e empreendedorismo da UFR.

Foi durante a disciplina de Extensão Universitária que a estudante do curso de Ciências Econômicas, Simone Gabriel Costa, descobriu a possibilidade de fundar uma empresa júnior junto aos colegas de curso. Este tipo de empreendimento caracteriza-se em um modelo de negócio gerido pelos próprios alunos, sob orientação de um professor-tutor, com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos previamente em sala de aula.

Com a colaboração de mais 6 alunos, Simone e os colegas de curso criaram a empresa Insight Soluções com a finalidade de prestar serviços financeiros para micro e pequenas empresas que necessitam realizar coleta de dados, gestão e controles financeiros, e análise de indicadores estatísticos. Entre os objetivos do negócio estão o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e a criação das condições necessárias para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos relativos ao curso de formação, de modo a tornar os acadêmicos capacitados e qualificados para o mercado de trabalho, viabilizando sua colocação profissional.

Simone é atualmente a diretora-presidente da empresa e conta que a experiência ensinou a maneira pela qual funciona o processo de criação e gerenciamento de um microempreendimento, tanto em relação às competências técnicas e procedimentos burocráticos exigidos, quanto à necessidade de se trabalhar a sensibilidade para selecionar a composição da equipe e lidar com os anseios de seus integrantes. De acordo com a estudante, esta “[…] é uma oportunidade de colocar em prática todo conhecimento adquirido no decorrer do curso, e uma grande experiência como empreendedor e ser dono do nosso próprio negócio”.

Estudantes do curso de Ciências Econômicas criaram primeira empresa-júnior da UFR

Muitas vezes a Empresa-júnior é a porta de entrada do estudante no mercado de trabalho e a oportunidade do exercício real da profissão. O coordenador do curso de Ciências Econômicas da UFR, professor Renato Vasquez, explicou que a formação da primeira empresa júnior da Universidade Federal de Rondonópolis foi resultado de um longo processo de reflexão, discussão, experimentação, amadurecimento e prática do corpo docente frente ao desafio da curricularização da extensão. Estas práticas de extensão universitária têm como objetivo a construção de pontes de diálogo entre a universidade e a sociedade, por meio das quais torna-se possível o compartilhamento de saberes, tecnologias e competências desenvolvidas em sala de aula ao mesmo tempo em que os estudantes têm a oportunidade de aprender mais a respeito das necessidades, anseios e aspirações da comunidade externa, afinando teoria e prática em torno de um objetivo comum. Para o professor Renato, “[…] a criação da empresa júnior também reflete o atual momento institucional da UFR, marcado pelo esforço e desejo coletivo de implementação, construção, consolidação e expansão”.

Na Universidade Federal de Rondonópolis, a unidade que promove e administra a criação das empresas juniores é a Secretaria de Inovação e Empreendedorismo (SIE), que entende esta ação como uma importante estratégia para ambientar os discentes com as demandas de pequenas, médias e grandes empresas da região. O Secretário da pasta, professor Normandes Matos da Silva, explica que a experiência de empreender proporciona uma forma de conexão do trabalho acadêmico com a cadeia produtiva, que em Rondonópolis e região é bastante plural. Este processo, favorece o desenvolvimento de “[…] habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, gestão de pessoas, relacionamento com clientes, criatividade e inteligência emocional, por exemplo”, considerou o professor.

Esta forma de projeto de cooperação teve início ainda em 1967 na Escola Superior das Ciências Econômicas e Comerciais de Paris (ESSEC) com a proposta de proporcionar vivências empresariais a estudantes universitários em início de carreira. Tal conceito rapidamente ganhou destaque e se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil em 1988 com a fundação da primeira Empresa Júnior, chamada Empresa Júnior Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, o funcionamento das empresas juniores é regulamentado pela Lei nº 13.267, de 6 de abril de 2016, que disciplina sua criação e organização no âmbito das instituições de ensino superior, contribuindo para o fortalecimento deste tipo de negócio. Com a consolidação da Empresa-júnior, os alunos têm a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho, desenvolvendo seu senso de responsabilidade e as habilidades necessários para competição de mercado. Por outro lado, as empresas se beneficiam com uma consultoria ágil, de qualidade e com valores de serviço acessíveis, contribuindo para o desenvolvimento de uma região, afirma a gerente de Mobilização e Capacitação da SIE, Lisie Souza Castro.

Para os estudantes interessados em experimentar esse desafio e aprimorar suas habilidades de gestão de negócio, a Secretaria de Inovação e Empreendedorismo (SIE) disponibiliza em sua página institucional informações a respeito da importância da Educação Empreendedora no Ensino Superior e sobre os procedimentos e possibilidades para solicitar a criação de novas empresas.

A Insight Soluções está em pleno funcionamento e recebendo demandas de empresas interessadas nos serviços prestados. Para conhecer melhor os serviços oferecidos pela empresa júnior é possível entrar em contato com a equipe de trabalho pelo e-mail insightsolucoesJR@gmail.com ou acessar o instagram @insightsolucoesjr. Os estudantes interessados em entrar para a equipe da Insight Soluções podem preencher um formulário de candidatura à vaga, informando seus dados e competências profissionais.